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28/08/2018 12:06

Setor varejista retoma crescimento: saques do PIS/Pasep, entrada de empresas estrangeiras e inovações tecnológicas injetam bilhões de reais no comércio


São Paulo SP--(DINO - 28 ago, 2018) - O resgate das cotas do Fundo PIS/Pasep, liberado para beneficiários de todas as idades até o dia 28 de setembro, pode injetar até R$ 10,3 bilhões no segmento varejista. Os cálculos são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), tomando como base o saldo de cerca de R$ 35 bilhões disponíveis no fundo. Se essa projeção se confirmar, o comércio pode ser mais beneficiado do que com o que foi liberado das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que injetou mais de R$ 44 bilhões na economia do país no ano passado, com R$ 10 bilhões sendo absorvidos apenas pelo varejo. "A estimativa é mais otimista para os efeitos do PIS/Pasep porque o comprometimento da renda das famílias hoje, na faixa dos 17%, é melhor do que no ano passado, quando quase 20% da renda estava comprometida com o pagamento de dívidas, parcelas de bens, entre outros", explica Fábio Bentes, chefe da divisão econômica da CNC. Segundo ele, a disponibilidade de recursos pelas famílias é maior este ano, apesar da "frustração" com a tímida recuperação do mercado de trabalho e o aumento da inflação em relação a 2017. (Fonte: Agência Brasil)

Para o últimos meses de 2018, a expectativa é de crescimento de 3,0% no volume de vendas e de 4,9% na receita nominal de vendas do comércio varejista; em 2019, o volume e a receita deverão crescer 4,1% e 5,7%, respectivamente. A trajetória de crescimento deverá se estender para os próximos anos, em um ritmo mais consolidado. Com isso, o crescimento médio esperado entre 2020 e 2022 é de 4,3% no volume de vendas e de 5,8% na receita. A conjuntura de inflação controlada e mercado de crédito e de trabalho em recuperação serão fatores chaves para impulsionar o crescimento do varejo no Brasil. (Fonte:LAFIS)

Para Marcio Pereira CEO da UNITED HR, empresa que assessora executivos na Avenida Paulista, "as empresas descobriram nos serviços financeiros uma alternativa para fidelizar os clientes. Estas oferecem cartões de crédito, seguros, títulos de capitalização e pagamento de contas de consumo nas lojas, para atender, principalmente, o público que não tem acesso à rede bancária. O mix variado de produtos de algumas empresas permite driblar as possíveis crises da conjuntura econômica. O varejo online tem possibilitado a entrada de médias e pequenas empresas, demonstrando que ainda existe margem de expansão para atender públicos diferenciados, em relação à renda e serviços oferecidos. Cada vez mais as empresas do varejo nacional estão atentas às mudanças dos concorrentes e passam a apostar em novos formatos de negócios a fim de atender às mudanças no perfil e hábitos dos consumidores, bem como o avanço tecnológico o que gera mais oportunidades de empregabilidade".

Em março, o Casino, controlador do GPA, anunciou um acordo envolvendo sua rede de supermercados francês Monoprix e a Amazon para a criação de uma loja virtual. Questionado se havia lógica sobre conversas com a Amazon, o diretor-presidente do GPA afirmou que "talvez no futuro, mas não agora". Estermann afirmou que a companhia continua buscando a venda da Via Varejo, dizendo que o GPA pretende concentrar sua atuação na parte de alimentos. "Esse desinvestimento vai permitir ao grupo se concentrar na distribuição de alimentos, manter sua liderança no setor e implementar um novo plano estratégico para os próximos três anos", afirmou. (Fonte: LAFIS)

Nesta semana a gestora de private equity Advent fez o seu primeiro aumento de capital no Walmart Brasil, numa operação que deve atingir R$ 1,9 bilhão, em três fases. A operação foi feita por meio do Momentum Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia (FIP Momentum), um dos veículos de investimento da Advent. A informação está na ata da assembleia de acionistas realizada em 1º de agosto e publicada na semana passada. No início deste mês, o fundo subscreveu um volume de ações equivalente a R$ 750 milhões. Outro montante, no mesmo valor de R$ 750 milhões entrará na empresa no prazo de um ano, em agosto de 2019. Num prazo maior, três anos, serão investidos R$ 400 milhões. O aumento de capital será feito na Bompreço do Brasil Participações, novo nome comercial do Walmart no país. (Fonte: LAFIS)

Dona da Rede Ricardo Eletro, a varejista de eletrodomésticos Máquina de Vendas venderá 70% de seu capital para a empresa de private equity norte-americana Starboard por R$ 500 milhões. Com mais de R$ 1,2 bilhão em dívidas, ela protocolará o pedido de recuperação extrajudicial ainda nesta semana para formalizar o acordo. Parte do aporte será usado para renegociar as dívidas e alongar o prazo de pagamento por cinco anos. O objetivo é que, com a venda para o fundo, a empresa consiga retomar o crédito com credores e coloque produtos à venda nas lojas. A expectativa é de que o acordo seja formalizado ainda neste mês. (Fonte: Infomoney)

A varejista Kiabi anunciou a abertura de sua primeira loja no Brasil. Com a proposta de ofertas de peças a preços acessíveis, a marca deve concorrer principalmente com a C&A, Marisa, Renner e Riachuelo. A rede faz parte do Grupo Mulliez, que também é dono da Decatlhon, da Leroy Merlin, da Zôdio e da Obramax, todas já presentes no Brasil, e ainda da rede francesa de supermercados Auchan. A unidade brasileira soma-se às 500 lojas físicas da Kiabi (lê-se KiaBÍ) espalhadas por 15 países. A marca também é conhecida por seu forte e-commerce, que atende a 20 países europeus. A França é o país que concentra o maior número de lojas, são 341, seguida por Espanha (54), Itália (32) e Rússia (22). De acordo com a Kiabi, são vendidas 275 milhões de peças por ano. No Brasil, a 1ª loja se instala no Shopping Ibirapuera, em São Paulo, com 1.500 m2. Uma segunda unidade já está prevista para abrir em outubro, ainda sem divulgação de local. O planejamento estratégico da varejista prevê mais 40 lojas no país em até cinco anos. A rede francesa diz que cada unidade emprega, em média, 30 kiabers, como são chamados os colaboradores da empresa. Região: Sudeste Empresas correlatas: Lojas Renner, C&A, Riachuelo Oportunidade: concorrência (Fonte: Novarejo). Segundo Hends Tabanêz CMO da UNITED HR, empresa que assessora executivos em transição de carreira a entrada de novas empresas geram oportunidades para executivos que saíram do varejo e querem retornar.

Website: http://unitedhr.co

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