Releases
05/06/2018 16:39

Com a participação de comunicadores e empresários, Projeto AT360 ressaltou importância das técnicas de SEO na produção de textos


(DINO - 05 jun, 2018) -
No Brasil, 93% das compras partem de uma pesquisa feita na internet. Esta pesquisa, no caso, traz como resultado os sites que possuem melhor ranqueamento de acordo com os mecanismos de avaliação da ferramenta utilizada. A primeira pergunta, então, é: “como ser um destes sites e ter a página do meu negócio posicionada no topo, onde quem realiza a pesquisa deposita maior atenção?”. A resposta pode ser conhecida, mas aplicá-la na prática pode ser mais complexo do que parece. Trata-se de SEO (Search Engine Optimization). 

O levantamento feito pela Rock Content, intitulado “SEO Trends 2017”, apontou, dentre outros fatos, que por volta de 69,4% dos profissionais entrevistados para a pesquisa utilizaram alguma estratégia de SEO.  A relevância desta técnica se confirma justamente em sua efetividade quando o assunto é melhor posicionamento de sites em ferramentas de busca como, por exemplo, Google e Bing. Esta foi a temática da edição do Projeto AT360-Geração de Conhecimento, promovido pela Agência de Textos – Comunicação Corporativa (ATcom), de Salvador, em parceria com o DINO, uma das principais distribuidoras de notícias da América Latina. O evento reuniu dezenas de empresários da área da comunicação, comunicadores e estudantes.

Segundo o diretor do DINO, Felipe Pestana, o SEO é uma das principais ferramentas para quem produz conteúdo e deseja boa colocação na internet. “Em nosso evento demos dicas importantes de SEO, este conjunto de ferramentas, técnicas e recursos para quem deseja ser encontrado no meio mais utilizado e de fácil acesso por todos: a internet e seu conjunto de buscadores, sites, blogs, redes sociais e toda a interatividade que a plataforma dispõe”, disse ele. O encontro aconteceu na manhã do dia 30 de maio, no auditório do edifício Liz Empresarial, no bairro Caminho das Árvores, na capital baiana.

Nos últimos anos, o conceito utilizado para alcançar um bom ranqueamento mudou bastante, pontuou Pestana. “O que era comum há dez anos não se utiliza mais. Hoje o Google, por exemplo, utiliza Inteligência Artificial para apurar o conteúdo”, complementa. Entre as técnicas do SEO, segundo Pestana, está a utilização de palavras-chave para a divulgação online. “É importante entendermos como funcionam os algoritmos do Google: Panda e RankBrain, o tamanho ideal do texto para ranquear no Google e os cinco elementos mais importantes do texto para SEO”, afirma ele. No encontro, o diretor também pontuou as “5 dicas importantes para um bom ranqueamento do conteúdo nos sites de busca”: “Escreva para seres humanos; Responda uma pergunta; Texto precisa ter o tamanho que merece; Sustente o que você afirma e, finalmente, Distribua e crie Backlinks”, finaliza.

O AT360 – Geração de Conteúdo é um programa de capacitação criado e desenvolvido pela Agência de Textos Comunicação Corporativa (ATcom). Está no terceiro ano de atividades promovendo conteúdo sobre variados temas para o público interno, clientes e convidados.  O objetivo é trocar ideias e experiências sobre diversas temáticas que extrapolam as atividades do dia a dia, permitindo aos profissionais “pensar fora da caixa” e dedicar uma hora do seu dia para adquirir novos aprendizados e informações.

O AT360 já abordou temas como: Liderança Corporativa, Finanças pessoais, Comunicação para a Diversidade (abordando o universo LGBTQI+), Dança Corporativa, a Brincadeira como cultura de humanidade, Influenciadores Digitais, entre outros temas relevantes. O projeto reúne profissionais palestrantes de diversas áreas do conhecimento, como o professor e consultor de empresas Osvaldo Matos, o professor e economista, Antônio Carvalho, a bailarina Mônica Rocha (EBATECA), a jornalista e influenciadora digital Maíra Azevedo (Tia Má) e a arte-educadora Nairzinha Spinelli, entre outros.

Foto: Marcos Silva / Divulgação

 

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso