Releases
10/09/2018 18:04

Startup brasileira aposta em economia colaborativa para alimentar o mercado gamer


Belo Horizonte, MG--(DINO - 10 set, 2018) -
Maior indústria de entretenimento do mundo, ultrapassando o cinema e a música. Mais de 80 milhões de espectadores assistindo uma final de campeonato. Movimentou 125 bilhões de dólares no ano de 2017. Os números impressionam e se algumas pessoas ainda perguntam que mercado é esse, vai se surpreender ao descobrir que o assunto em questão são os games. Em 2018 esse mercado atingiu níveis antes inimagináveis, mostrando crescimento inclusive em meio à crise.

Diante desses números - somado a muita paixão por parte dos seus fundadores - surge a EasyGamer, uma startup que veio para atender esse mercado promissor. "Feito de gamer para gamer", Tiago Cavalca e Victor de Assis criaram a plataforma que se propõe a ser um espaço onde os usuários podem comprar e vender seus itens usados, como consoles, acessórios, jogos, monitores e todos os infinitos itens deste universo.

EasyGamer

Atualmente a EasyGamer possui mais de dois mil anúncios disponíveis na plataforma, em uma comunidade que une jogadores profissionais ou não, e busca solucionar um dos principais problemas enfrentados pelos gamers: o preço dos produtos. Na plataforma é possível encontrar produtos a um preço bem mais acessível, já que alguns são de segunda mão.

Funciona assim: Se o usuário tem algum item que não usa mais, basta anunciá-lo na EasyGamer. Pessoas interessadas em adquirir o produto entram em contato com o vendedor, e caso o negócio se concretize as partes combinam a melhor forma de fazer a entrega ou envio do produto. Atualmente o site possui quase 2500 anúncios cadastrados, sendo que a sua grande maioria são de jogos.

Os usuários também podem sinalizar se desejam trocar o produto por outro. Esta possibilidade está alinhada à tendência de economia colaborativa, que sustentada pelo meio digital permitiu criar um cenário em que pessoas diferentes, e com interesses em comum, pudessem se conectar e fechar negócio.

Aceleração e expansão

Neste ano a EasyGamer deu mais um passo rumo à sua expansão. A startup foi uma das aprovadas no InovAtiva Brasil, um programa de aceleração gratuito em que os sócios receberam capacitação, mentorias e puderam se conectar a investidores. "Para a EasyGamer o mais enriquecedor foi a possibilidade de nos conectar com pessoas com habilidades técnicas e visão de mercado, onde foi possível receber orientações em áreas importantes para o crescimento da empresa, como marketplace, desenvolvimento de produto e marketing", conta Cavalca.

No final de agosto ocorreu o demoday final, onde um grupo de investidores se reuniu com as 100 melhores novas startups do Brasil, e a EasyGamer estava entre elas. Neste evento cada empresa apresentou seu pitch de cinco minutos para potenciais investidores.

Recentemente a equipe da EasyGamer também ganhou reforços com a entrada de William Rufino, que acreditou na ideia e passou a ocupar o posto de head de marketing. "Investir em marketing neste momento é importante para trazer mais usuários para a plataforma e fortalecer a marca", acrescenta.

Mercado de games

O mercado de games vem movimentando bilhões de dólares e isso faz com que cada vez mais pessoas voltem seus olhares para ele. Com isso surgem todos os dias novos profissionais especializados não apenas em jogar, mas cobrir os eventos, analisar jogos e acompanhar os jogadores.

Muitos canais como a ESPN e SportTV, já ampliaram sua programação e investimento em cobertura de jogos e campeonatos focados em e-Sports. Em 2017 dois grandes nomes do futebol passaram a ter seu nome também envolvido no mundo dos games. Galvão Bueno narrou uma parte do tradicional jogo League of Legends, enquanto o ex-jogador Ronaldo passou a fazer parte, como sócio, da CNB, um dos mais populares times dessa modalidade.

O Brasil no mundo dos games

O Brasil é o número 1 da América Latina e o 13º no ranking global, que leva em consideração o número de jogadores e a movimentação econômica que gira ao redor desse mercado.

Apesar da crise que o país vem passando nos últimos anos, esse é um mercado em crescimento. Um estudo feito pelo Ministério da Cultura e divulgado em julho, mostra que o número de empresas de produção de games cresceu cerca de 180%, nos últimos quatro anos, alcançando a marca de 375 empresas desse segmento, contra 133 empresas registradas no Censo realizado 2014.

Segundo pesquisa da Newzoo, o país contava em 2017 com mais de 66 milhões de gamers e a estimativa é que esse ano o número ultrapasse os 75 milhões de jogadores, movimentando um mercado que gera 1,5 bilhões de dólares.

Para conhecer a EasyGamer acesse https://easygamer.com.br



Website: https://easygamer.com.br/

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso