Releases
17/10/2017 12:27

Conferência de imprensa de segunda-feira da conferência mundial sobre câncer de pulmão: pesquis


YOKOHAMA, Japão, Oct. 17, 2017 (GLOBE NEWSWIRE) -- Na conferência de imprensa de hoje da 18ª Conferência Mundial sobre Câncer de Pulmão (WCLC, em inglês) da Associação Internacional para o Estudo do Câncer de Pulmão (IASLC, em inglês), os pesquisadores do câncer de pulmão mais proeminentes do mundo forneceram novas percepções sobre exame de TC, suspensão do fumo e mesotelioma. A discussão concentrou-se, particularmente, no país anfitrião da conferência, o Japão, que mantém uma taxa relativamente alta de fumantes.


Grandes avanços no exame de TC: Uma perspectiva do radiologista
O exame de TC foi apresentado pela primeira vez quando scanners de TC helicoidais foram disponibilizados no início dos anos 1990. Desde então, ocorreram avanços notáveis na tecnologia de aparelhos de exame de TC, com aumentos simultâneos no número de exames de TC por ano de aproximadamente 10%, conforme divulgado pela Dra. Claudia Henschke, do Mount Sinai, nos Estados Unidos. Graças aos atuais hardware e algorítimos de reconstrução de imagem mais poderosos na TC com multidetectores (MDCT, em inglês), tornou-se possível realizar exames mais rápidos com doses mais baixas de radiação.

Em relação ao exame de câncer de pulmão, uma colimação mais fina levou à detecção de muito mais nódulos pulmonares pequenos. Além disso, ocorreram evoluções nas técnicas de diagnóstico, como biópsias percutâneas, broncoscopia com navegação e exames PET, e esses avanços foram integrados ao regime de exames com uma diminuição resultante na frequência de resseção de nódulos benignos.

Avanços nos exames de TC ao longo das últimas décadas provaram ser essenciais em nossos esforços para vencer o câncer de pulmão, disse a Dra. Henschke. Entre as muitas vantagens da tecnologia de exame de TC mais recente, agora podemos avaliar melhor o tamanho do nódulo e o crescimento conectado à probabilidade de malignidade e agressividade do câncer de pulmão. Pela primeira vez, a imagiologia como um biomarcador para agressividade foi utilizada para monitorar se um câncer está evoluindo. Somos incentivados pelo progresso que fizemos como resultado de melhorias no exame de TC, e esperamos que essa tecnologia salve ainda mais vidas.

A integração do programa de combate ao tabagismo ao programa de exame de TC de câncer de pulmão mostra resultados econômicos e que salvam vidas
Um estudo apresentado pelo Dr. William Evans, da McMaster University, no Canadá, concluiu que a integração de programas robustos de combate ao tabagismo a um programa organizado de exames de TC de baixa dose (LDCT, em inglês) de câncer de pulmão tem o potencial de diminuir as taxas de mortalidade, ao mesmo tempo em que é relativamente econômico. Para atingirmos os benefícios máximos de um programa de LDCT, é essencial incorporarmos uma intervenção consistente de combate ao tabagismo, disse o Dr. Evans. Na minha longa carreira como oncologista, não fui capaz de salvar nenhum paciente de câncer de pulmão de células não pequenas avançado. Eu acredito que um programa de exame pulmonar organizado pode ser utilizado para oferecer momentos que possam servir de ensinamento para fumantes compulsivos e, em última instância, salvar vidas. O comunicado de imprensa pode ser encontrado na íntegra aqui.

Estudo da Mayo Clinic cita fatores raciais e socioeconômicos como influenciadores das taxas de sobrevivência de pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas (NSCLC, em inglês)
A nova pesquisa concluiu que fatores raciais e socioeconômicos possuem influência significativa em disparidades nas taxas de sobrevivência de pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas (NSCLC), de acordo com a Dra. Yanyan Lou, da Mayo Clinic, nos Estados Unidos. Os fatores socioeconômicos específicos associados com resultados piores incluíram baixos níveis de educação, renda média mais baixa e status de não segurado. Leia o comunicado de imprensa na íntegra aqui.

Epidemia emergente de novos produtos de tabaco no Japão e um novo horizonte para o controle do tabaco
A Dra. Yumiko Mochizuki, da Tobacco Free Japan e da Sociedade Japonesa do Câncer, falou da urgência da epidemia emergente de novos produtos de tabaco, como produtos de tabaco aquecido, que estão tomando o Japão.

O Japão ficou conhecido como o paraíso dos fumantes no século passado, mas, graças a um progresso significativo, a taxa de tabagismo é agora inferior a 20%, comparável à de outros países desenvolvidos. No entanto, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, as políticas japonesas de controle do tabagismo estão no nível mais baixo, particularmente por causa das poucas restrições ao fumo.

A indústria do tabaco visa ao Japão como seu mercado de teste global para novos produtos, como marcas de tabaco aquecido. Apesar das reivindicações falaciosas da indústria de que esses produtos cortam as emissões tóxicas em 90% ou 99%, eles contêm uma significativa quantidade de nicotina e ainda produzem vapores tóxicos. Esses produtos ainda são viciantes e representam uma ameaça real.

À medida que a indústria do tabaco aumenta seus esforços de marketing para capturar 50% da fatia de mercado no Japão em 2020, os pesquisadores e o governo devem trabalhar para fornecer evidências científicas que darão suporte a regulamentações adequadas para esse produto, disse a Dra. Mochizuki. A academia, particularmente, possui uma responsabilidade em chamar a atenção para os perigos desses produtos.

Tratamento paliativo inicial não oferece benefícios de qualidade de vida adicionais para pacientes com mesotelioma pleural maligno (MPM) diagnosticado recentemente
Tratamento especializado paliativo inicial para pacientes que foram recentemente diagnosticados com mesotelioma pleural maligno (MPM) não causou impacto nas medições da qualidade de vida (QOL, em inglês), de acordo com a pesquisa apresentada pelo Prof. Fraser Brims, da Curtin University, na Austrália. Os resultados do estudo multicentral internacional indicam que não há função para diagnósticos prévios de rotina para tratamento paliativo, independentemente dos sintomas, pois não houve impacto na qualidade de vida (ou humor) nos pacientes com MPM diagnosticados recentemente no grupo de intervenção. Para ler o comunicado de imprensa na íntegra, clique aqui.

Transmissões ao vivo das conferências de imprensa diárias estão disponíveis aqui.

Sobre a WCLC
A Conferência Mundial sobre Câncer de Pulmão (WCLC) é o maior encontro do mundo dedicado ao câncer de pulmão e outras malignidades torácicas, atraindo mais de 6.000 pesquisadores, médicos e especialistas de mais de 100 países. A meta é disseminar as mais recentes conquistas científicas; aumentar a conscientização, colaboração e o entendimento do câncer de pulmão; e ajudar os participantes a implementar os últimos desenvolvimentos ao redor do mundo. Organizada em torno do tema Sinergia para Vencer o Câncer de Pulmão, a conferência irá abranger uma ampla gama de disciplinas e revelar vários resultados de pesquisas e testes clínicos. Para obter mais informações, visite wclc2017.iaslc.org.

Sobre a IASLC
A Associação Internacional para Estudo do Câncer de Pulmão (IASLC) é a única organização global dedicada ao estudo do câncer de pulmão e outras malignidades torácicas. Fundada em 1974, a associação possui mais de 6.500 especialistas em câncer de pulmão em todas as disciplinas, em mais de 100 países, formando uma rede global que trabalha em conjunto para vencer os cânceres de pulmão e torácico em todo o mundo. A associação também publica o Journal of Thoracic Oncology, a principal publicação educacional e informativa para assuntos relacionados à prevenção, detecção, diagnóstico e tratamento de todas as malignidades torácicas. Visite www.iaslc.org para obter mais informações.

Contatos:
Hillary Wasserman
Associada Sênior
HWasserman@GroupGordon.com
+1 732-778-1896

Becky Bunn, MSc
Gerente de Relações Públicas
Becky.Bunn@IASLC.org
+1 720-254-9509


Primary Logo

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso