Releases
22/03/2018 16:51

Grupos especiais devem estar atentos aos cuidados com a saúde na Páscoa


Brasília, DF--(DINO - 22 mar, 2018) - Durante a Páscoa, os brasileiros ficam divididos entre a satisfação de ganhar ovos de chocolate e a culpa pelo consumo em excesso. Para ficar livre da consciência pesada, a dica é manter o equilíbrio, comer com moderação e estar alerta aos cuidados com a saúde indicados pelos especialistas.

Segundo o Dr. Sérgio Vencio, médico endocrinologista que compõe o corpo clínico do Laboratório Exame, o chocolate apesar de conter gordura, também possui propriedades antioxidantes que trazem benefícios à saúde cardiovascular e que auxiliam na diminuição do colesterol ruim e da pressão arterial, além de conter uma substância que melhora o bem-estar e alivia a tensão. "Se consumido em excesso, o chocolate pode provocar alergia e mal-estar. Além disso, como possui muito açúcar, e tem o índice glicêmico alto, pode gerar agitação e insônia, principalmente em crianças", explica.

O especialista alerta quanto aos riscos da ingestão do alimento por grupos especiais com restrições alimentares, como é o caso dos diabéticos e dos alérgicos (à proteína do leite ou intolerantes à lactose). "Para os diabéticos tipo 1 [que usam insulina], o consumo em excesso pode até levar ao coma, pois o açúcar é absorvido rapidamente. Na hora de comer, devem optar por chocolates diet, mas sempre de olho no aumento da glicose, que pode ser compensada com a aplicação de insulina. Já no diabetes tipo 2, há menos risco, pois há produção de insulina, mas o consumo de chocolate aumenta muito o peso", esclarece o médico.

De acordo com Vencio, é recomendado que os diabéticos realizem rotineiramente alguns exames para medir os indicadores de controle da doença. "Nessas situações, os procedimentos receitados pelos especialistas são o teste lipídico, que analisa os níveis de colesterol e triglicerídeos; a medição de glicose e insulina; além do controle da pressão arterial."

Para os alérgicos, o Dr. Sérgio Vencio indica a substituição por alternativas que não choquem com a limitação alimentícia de cada um. Assim, os intolerantes à lactose devem ingerir apenas chocolates que não tenham adição de leite e, aqueles com alergia à proteína do leite, a preferência deve ser por chocolates à base de soja. "Os exames indicados para esse grupo são a curva glicêmica, o teste de intolerância à lactose e os testes de alérgicos em geral", conclui.

O Laboratório Exame disponibiliza os exames para diabéticos, alérgicos e intolerantes. Para informações sobre unidades e serviços, entrar em contato com o Atendimento ao Cliente no (61) 4004-3883.
Sobre o Exame
Nascido há mais de 40 anos, o Exame possui 60 unidades de atendimento em todo o Distrito Federal e entorno. Dotado de um corpo clínico altamente capacitado, o Laboratório é pioneiro no segmento de exames de análises clínicas e diagnóstico por imagem. O Exame disponibiliza mais de três mil tipos de procedimentos, incluindo anatomia patológica e todos com qualidade comprovada pelo Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC) a Proficiência em Ensaios Laboratoriais (PELM). Com ampla rede de convênios, o Exame também oferece a Tabela Popular, que traz condições especiais de pagamento para pessoas sem plano de saúde. Para mais informações acesse o site www.laboratorioexame.com.br ou entre em contato com o Atendimento ao Cliente no (61) 4004-3883.


Website: http://www.laboratorioexame.com.br

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso