Releases
07/04/2022 15:15

Tecnologia facilita o controle da jornada no home office


Software apropriado permite fazer a gestão correta, beneficiando tanto os colaboradores quanto às empresas

Desde o início da pandemia de covid-19, o home office se transformou na realidade de muitos trabalhadores. Mesmo com o término de determinadas restrições e, em muitos lugares, até mesmo o fim do uso da máscara, muitas empresas pretendem manter o trabalho remoto ou adotar um modelo híbrido.

O desafio, portanto, segue na gestão eficiente e prática das equipes que atuam a distância. Um exemplo é a realização do controle de jornada em home office. Para isso, a tecnologia surge como a solução ideal para resolver essa situação, promovendo de forma fácil o acompanhamento dos colaboradores.

Solucionar esse e outros desafios exige o conhecimento das dificuldades e, claro, os benefícios e soluções que permitem gerenciar a jornada dos colaboradores durante o home office.

Dificuldades

Quando os profissionais estão distantes do escritório físico da empresa, o departamento de recursos humanos encontra obstáculos para acompanhar a jornada das equipes. Um desses desafios é justamente o fato de os gestores e colaboradores estarem em locais diferentes.

Sem o contato direto com os líderes, os profissionais podem trabalhar por horas após o fim do expediente ou não respeitar os intervalos necessários e determinados por lei.

Talvez pensando em aproveitar esse tempo extra, que normalmente seria utilizado no deslocamento, para adiantar as entregas ou dar conta de um maior volume de atividades.

Dessa forma, a empresa pode acabar colhendo um aumento da exposição aos riscos trabalhistas e prejuízos financeiros por causa das horas extras indesejadas. Por sua vez, existe o crescimento do absenteísmo, fruto de problemas de saúde mental, geralmente relacionados ao excesso de trabalho em casa.

Legislação

Outro ponto importante que exige atenção é a falta de uma legislação adequada para o controle de jornada em home office. Após a Reforma Trabalhista, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) regulamenta o teletrabalho, mas não o home office.

Embora alguns pensem que são modelos de trabalho iguais, na verdade, são bem diferentes. Por isso, uma interpretação errônea pode expor a companhia a possíveis reclamações trabalhistas.

Na falta de legislação voltada especificamente para o controle de jornadas em home office, as organizações contratam os profissionais pelo regime celetista normal. Posteriormente, adotam as mesmas regras que normalmente são aplicadas aos colaboradores que trabalham em regime presencial. Entretanto, por causa das singularidades vividas no modelo home office, nem sempre esse controle de jornada se adapta às necessidades dos profissionais remotos.

Benefícios em gerenciar a jornada

Por conta dos problemas apresentados, promover o controle de jornada em home office se faz necessário. Quando o trabalho é realizado corretamente e com o suporte da tecnologia, é possível obter benefícios importantes para o negócio. Entre eles, estão:

Otimização do RH: quando esse processo é realizado por um sistema eficiente de controle de jornada, ocorre a otimização do setor de RH. Com uma plataforma eficiente, dados relativos aos horários, intervalos, intrajornadas, horas extras e faltas são armazenados com segurança. Outra vantagem é a automatização dos cálculos inseridos na folha de pagamento, reduzindo significativamente o tempo gasto com a análise da jornada dos times remotos.

Prevenção da saúde dos colaboradores: um bom gerenciamento da jornada impedirá excessos de trabalho. O resultado será uma equipe remota saudável, com qualidade de vida e uma maior disposição física e mental para as tarefas necessárias.

Controle de horas extras: quando o gerenciamento é bem executado, os direitos dos trabalhadores relativos ao pagamento e ao limite legal das horas extraordinárias são assegurados. Isso beneficia os profissionais e também as empresas, evitando possíveis processos.

Como fazer o controle de jornada?

As empresas, portanto, devem adotar uma estratégia para promover corretamente o controle de jornada em home office. Nessa missão, a tecnologia se faz necessária. Prova disso são as soluções da Soft Trade, empresa especializada em soluções de tecnologia da informação para as áreas de Recursos Humanos.

Um exemplo é a ferramenta Controle de Jornadas da Soft Trade, eficiente no controle das equipes que atuam em home office. Entre os benefícios do software estão: redução de horas extras; maior segurança jurídica e melhoria na qualidade de vida dos colaboradores.

Outra maneira de realizar o controle de jornada dos colaboradores remotos é por meio da gestão de tarefas. Isso é possível quando o RH distribui e monitora as demandas enviadas para as equipes. Durante o andamento das tarefas, é necessário também analisar o tempo gasto pelos colaboradores em cada atividade.

Desse modo, os gestores entendem o nível de produtividade dos profissionais dentro dos limites do expediente. Diante desse entendimento, os colaboradores receberão uma demanda apropriada para o horário de trabalho.

Como foi possível constatar, manter o controle da jornada das equipes que atuam em home office contribui tanto com os colaboradores quanto com as empresas. Para isso, os departamentos de RH precisam contar com um software realmente eficiente para adotar a estratégia traçada. Um bom exemplo é a ferramenta Controle de Jornadas da Soft Trade. Para saber mais detalhes, acesse o site da empresa.

Soft Trade Soluções para RH.
https://www.softtrade.com.br/
Tel.: (11) 5503-3600
marketing@softtrade.com.br - Erich Medeiros

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso