Atibaia - SP--(
DINO - 28 nov, 2017) - Assim como a sua casa diz muito sobre você, o espaço físico de uma empresa deve representar a identidade da instituição e passar uma mensagem para quem está lá diariamente como os colaboradores e para aqueles que a visitam, como público, parceiros e fornecedores. O layout corporativo não interfere somente no design do espaço, mas em outros fatores como a produtividade e bem-estar dos funcionários que são diretamente afetados pelo ambiente de trabalho. Desorganização, má iluminação, móveis errados, cadeiras desconfortáveis, cores erradas e decoração equivocada, causam diversos prejuízos para a empresa, por isso a arquitetura corporativa deve ser planejada com calma e levar em conta, principalmente, o perfil da empresa. Veja algumas dicas que irão te ajudar a acertar no
layout corporativo ideal!
Compreenda a empresa e suas necessidades
A primeira coisa a se fazer antes de iniciar um projeto de arquitetura corporativa é compreender totalmente a empresa, quais são os valores? Qual o posicionamento diante do mercado? Qual o setor de atuação? Qual os sentimentos ou reações que deseja despertar nos colaboradores ou visitantes em cada espaço? Como um layout eficiente ajudará aumentar o desempenho dos funcionários?
Todas essas questões precisam ser respondidas para que o projeto de arquitetura corporativa atenda realmente às necessidades da empresa e seja efetivo.
Defina as cores
Conhecendo bem a empresa, provavelmente você já conhece as principais cores de sua identidade, como ela deseja ser vista e qual a sensação que deseja causar nas pessoas que ocupam seus ambientes, assim é simples decidir quais as cores ideais para o novo layout corporativo. Para facilitar você pode escolher três cores, uma para paredes e as outras duas para móveis e decoração, e basear todo as decisões em cima dessa paleta.
Você pode escolher também outros dois ou três tons complementares, mas não fuja demais da identidade da empresa. Essas cores complementares ajudam a dar personalidade aos ambientes, mesmo em empresas mais sérias.
Materiais e estilo
De acordo com o perfil da sua empresa, você deve definir os materiais que serão utilizados nos acabamentos e móveis da empresa. Comércios na beira da praia podem utilizar fibras naturais, as mais tradicionais podem usar a madeira como material principal e aquelas que desejam passar uma sensação de limpeza e organização, devem apostar em superfícies transparentes, como o vidro e o acrílico.
Organização
Você pode optar pela decoração mais bela e moderna, mas se a sua empresa não tiver uma organização lógica, tudo estará perdido. Lembre-se que nas estações de trabalho, menos é mais, mantenha somente o que for necessário sobre as mesas e bancadas. Com um ambiente de trabalho mais organizado, os colaboradores com certeza irão ter um maior rendimento.
De acordo com a
Wnez , empresa especializada em
arquitetura corporativa , é necessário definir um lugar para todos os objetos do escritório, etiquetar gavetas e prateleiras e retirar todos os itens desnecessários dos locais de fácil acesso. "Com a empresa organizada, ninguém mais vai perder tempo procurando tesoura, borracha ou um documento. Um ambiente de trabalho belo, confortável e ordenado é o ideal para qualquer empresa, afinal, é o lugar em que os colaboradores passam a maior parte de seus dias", afirma.
Website:
http://www.wnez.com.br/