Releases
02/04/2019 10:00

ALESP realiza Sessão Solene em comemoração ao 15º aniversário da ASPAL


(DINO - 02 abr, 2019) - A Associação dos Servidores Aposentados e Pensionistas da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo - ASPAL, está completando, em 6 de abril, seu 15º aniversário de fundação. A comemoração principal será a realização de Sessão Solene, requerida pelo Deputado Estadual Carlos Giannazi (PSOL), que se realizará dia 5 de abril, sexta-feira, às 10 horas, no Plenário JK da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, para a qual foram convidados todos os aposentados e pensionistas de funcionários da Casa, servidores em geral, deputados e dirigentes de entidades de servidores públicos.

Para o jornalista Gaspar Bissolotti Neto, presidente da ASPAL e secretário-geral adjunto da Pública - Central do Servidor, "o momento é de luta, os servidores aposentados devem mostrar sua força e esta comemoração é um momento propício para que a sociedade veja a nossa união na defesa dos nossos direitos, que na verdade é o principal objetivo da existência da nossa entidade". E continua: "Já foi o tempo em que lugar de aposentado era em casa, de pijama, jogando dominó com os amigos, hoje vivemos tempos bicudos e ele precisa ir à luta, para garantir seu poder aquisitivo e qualidade de vida". "É muito importante a participação de todos os aposentados, ainda mais agora quando se discute no Congresso Nacional a Reforma da Previdência, que terá implicações na vida de todos nós", conclui Gaspar.

EXPOSIÇÃO DE ARTE

Além da Sessão Solene, o aniversário da ASPAL será comemorado também com a I Exposição de Artes e Artesanatos dos Aposentados e Pensionistas da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo a se realizar de 8 a 12 de abril do Espaço Villas Boas do Palácio 9 de Julho. Estarão expondo suas obras os seguintes servidores aposentados: Augusto Carlos Cavalcanti de Barros, Dulcineia Stocco, Elza Marina Erasto Bueno, Gaspar Bissolotti Neto, Ivete Rocha Bissolotti, Jose Maria de Barros (in memorian), Luiz Carlos Ladeia, Marley Belina Mascelloni, Rosana Martins e Sylvia Aurora Fernandes. A exposição tem como curadora a primeira secretária da ASPAL, Victorina (Victória) Thereza Frugoli.

HISTÓRICO DA ASPAL

Fundada em 6 de abril de 2004, tendo como primeiro presidente Nélio Mazzutti (falecido em 21 de dezembro de 2011, quando exercia seu terceiro mandato), a Associação dos Servidores Aposentados e Pensionistas da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo - ASPAL tem por objetivo, conforme consta em seu estatuto, "melhorar a qualidade de vida de seus associados em geral, defendendo seu direitos; organizando-os e desenvolvendo trabalho social, cultural e recreativo, assistencial e previdenciário junto aos Órgãos Municipais, Estaduais, Federais e a Iniciativa Privada".

A ASPAL tem como prioridade defender a paridade salarial dos servidores aposentados e pensionistas com os servidores da ativa e atualmente tem como suas principais lutas, juntamente com as demais entidades do funcionalismo, a aprovação da PEC 555/2006 (que elimina gradativamente a contribuição previdenciária dos aposentados e pensionistas) e a PEC 170/2012 (integralidade salarial aos aposentados por invalidez), além de ser pioneira nas ações na Justiça pela extensão da G.E.D. - Gratificação Especial de Desempenho aos inativos da ALESP .

Hoje, entre as principais bandeiras da ASPAL, além da extensão da G.E.D. aos aposentados, está a revogação do ato que suspendeu o pagamento do Auxílio Alimentação para os aposentados da ALESP, por se tratar de uma decisão equivocada do Supremo Tribunal Federal, por intermédio da Súmula 55, que fez confusão entre vale-refeição, que é fornecido diariamente para os servidores da ativa, e Auxílio Alimentação, que se trata da recursos para a aquisição de produtos alimentícios para a família. Tem participado, também, ativamente, da luta em defesa da Aposentadoria e contra a Proposta de Emenda Constitucional nº 6/2019, que trata da Reforma da Previdência.

A ASPAL, cuja eleição para a renovação da Diretoria e Conselhos para o triênio 2019 - 2022 foi convocada para o dia 7 de maio, conta hoje com cerca de quinhentos associados, entre aposentados e pensionistas, e é presidida atualmente pelo jornalista Gaspar Bissolotti Neto, tem como vice-presidente Elza Marina Erasto Bueno, como tesoureiro José Carlos Gonçalves, como secretário-geral João Elísio Fonseca e como 1ª secretária Victorina Thereza Frugoli (Victória). Hoje, com seu estatuto atualizado, a ASPAL já pode também contar em seu quadro de associados com os servidores que, já estejam recebendo o abono permanência, portanto com direito à aposentadoria.

Tendo em vista a necessidade da união dos servidores públicos brasileiros, a ASPAL está filiada à FENALE - Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Federal, Estadual e do Distrito Federal, à FESPESP - Federação das Entidades de Servidores Públicos do Estado de São Paulo, à CCM-IAMSPE - Comissão Consultiva Mista do IAMSPE - Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual, ao Instituto MOSAP - Movimento dos Servidores Aposentados, à CNSP - Confederação Nacional dos Servidores Públicos, à PÚBLICA - Central Dos Servidores, ao SESPESP - Sindicato das Entidades de Servidores Públicos do Estado de São Paulo (patronal), e participa também, como entidade parceira, da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social e da Frente Paulista em Defesa da Previdência Social - Contra a PEC 6 (Reforma da Previdência).



Website: http://www.aspalsp.org.br

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso