Releases
29/08/2017 19:16

Empresas apostam em plataformas digitais para cobrança


São Paulo, SP--(DINO - 29 ago, 2017) - Com o cenário econômico atual de mais de 13,5 milhões de desempregados no Brasil, segundo o IBGE, somado a diminuição da renda dos brasileiros e o crescimento da inflação, cerca de 55% das famílias brasileiras estão endividadas. Diante desta realidade, empresas de tecnologia estão apostando no desenvolvimento de sistemas para automatizar a negociação de dívidas com o objetivo de facilitar o processo de cobrança das credoras, como bancos, varejistas e empresas de telecomunicações.

Uma pesquisa recente, encomendada por uma empresa de soluções em cobrança, apontou como tendências para o mercado financeiro a digitalização dos canais de comunicação com os devedores, a multifuncionalidade dos canais de relacionamento para maior adequação aos diferentes perfis de clientes, a adoção de novas tecnologias pelas instituições credoras que permitem a redução de custos operacionais e a inteligência artificial aplicada na gestão da base de devedores visando negociações eficientes.

"Existe uma oportunidade de crescimento do mercado de soluções financeiras que atendam as operações de recuperação de crédito e cobrança diante do desafiador cenário econômico. As instituições credoras precisam de parceiros que os ajudem a desenvolver sistemas flexíveis, de acordo com suas necessidades e característica do negócio, ao passo que sejam integrados com os sistemas de suas assessorias de cobrança", afirmou Fabio de Araújo, especialista em cobrança e recuperação de crédito.

Muitas empresas já utilizam sistemas de cobrança para gestão da carteira de devedores e de autoatendimento para negociação de dívidas. Mas, segundo a pesquisa, a expectativa é de que esses sistemas avancem no aspecto de inovação, com a implementação de novos parâmetros, de acordo com as características dos credores e seus clientes, e com a aplicação da inteligência artificial para otimizar as informações da base de forma a prover dados para a diversificação das negociações de acordos, tornando-as efetivas.

Quem atua nessa área é a MFM Negócios Inteligentes, desenvolvedora de soluções e sistemas de cobrança. Em 2016, a empresa recuperou para seus clientes mais de R$ 450 milhões por meio de seus serviços e sistemas. A empresa, que possui clientes como NET, Claro, Jequiti, Banco Pan, dentre outros, administra em sua base cerca de 21 milhões de devedores por intermédio de suas soluções de gestão e cobrança virtual.

"O devedor não quer ser incomodado a todo o momento. Ele quer ter a liberdade de fazer suas negociações com privacidade, sem precisar passar pelo constrangimento de ser cobrado na frente de outras pessoas", conclui Araújo.


Website: http://www.mfmti.com.br

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso