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01/04/2020 19:29

ACSP: Pandemia afeta vendas do comércio paulistano na 2ª quinzena de março


Medidas de isolamento social e a restrição de funcionamento de atividades consideradas não-essenciais, como venda de eletrodomésticos, levaram a uma queda média de 53,4%



São Paulo, 1º de abril de 2020. Com os efeitos da pandemia de coronavírus, e as medidas de isolamento social se intensificando no país a partir do último dia 15, as vendas do comércio paulistano registraram queda média de 53,4% na segunda quinzena de março ante igual período de 2019. 



Os dados, do Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), mostram que, no período, o movimento de vendas a prazo, que incluem bens duráveis como eletrodomésticos, registrou queda de 61,7%. Já as vendas à vista, ou de bens não-duráveis, como vestuários e calçados, desaceleraram 45%. 



Já na comparação mensal, ou seja, com março de 2019, a queda média foi de 27%, sendo que 30,4% referem-se à diminuição nas vendas a prazo, e 23,6% foi o recuo nas vendas à vista. 



Olhando o mês como um todo, se na primeira quinzena a alta média nas vendas ficou em 5,3%, ainda sob efeitos da última semana de fevereiro, na segunda, quando o comércio considerado não-essencial (exceto supermercados e farmácias, por exemplo) precisou fechar as portas por força de decreto estadual, o cenário mudou.  



"Começamos o mês com uma conjuntura, mas encerramos com outra", afirma Alfredo Cotait, presidente da ACSP. "Porém, vale lembrar que esses são dados preliminares do comércio físico, que não incluem o setor supermercadista nem as vendas pela internet, já que muitos que não conseguiram comprar em lojas físicas, acabaram comprando on-line.”



Cotait cita também um levantamento da Boa Vista, realizado entre os dias 22 e 29 de março, para medir como ficava o movimento à medida que o efeito das restrições de funcionamento do comércio se intensificaram: a queda nas vendas nesta semana, ante igual período de 2019, ficou em 61,2%.



"Essa queda no movimento geral, que se aprofundou mais ainda, reflete tanto as medidas adotadas para controlar a epidemia como a  própria cautela do consumidor, que tem preferido comprar o essencial", diz Cotait. "A expectativa agora é que (a pandemia) possa ser mitigada o quanto antes, e que dure o menor tempo possível."



O Balanço de Vendas é elaborado pelo Instituto de Economia da ACSP, com base em amostra fornecida pela Boa Vista Serviços. 



 



















































 

 

 

 

 


BALANÇO DE VENDAS ACSP

Variação % - 2ª quinzena de Março/2020



 

 


Modalidade




Março 2020 /

Março 2019



 

 


A prazo




-61,7



 

 


À vista




-45,0



 

 


Média




-53,4



 

 


Fonte: amostra fornecida pela Boa Vista Serviços



 

 


Elaboração: Instituto de Economia Gastão Vidigal/ACSP



 


 


 



 



 
























































 

 

 

 

 

 


BALANÇO DE VENDAS ACSP

Variação % -  Março/2020



 

 


Modalidade




Março 2020 /

Fevereiro 2020




Março 2020 /

Março 2019



 

 


A prazo




-21,5




-30,4



 

 


À vista




-25,7




-23,6



 

 


Média




-23,6




-27,0



 

 


Fonte: amostra fornecida pela Boa Vista Serviços



 

 


Elaboração: Instituto de Economia Gastão Vidigal/ACSP



 


 


 



(Patrícia Gomes Baptista, Assessoria de Imprensa ACSP, pgbaptista@acsp.com.br

(11) 3180-3220 / plantão (11) 97497-0287)



 



 



 

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