Releases
26/01/2018 17:53

Perfuração direcional reduz risco de acidentes na rede elétrica


São Paulo - SP--(DINO - 26 jan, 2018) - Todos os dias são registrados acidentes que envolvem a rede elétrica, muitos resultam em mortes e vítimas com ferimentos graves, os casos mais comuns envolvem instalação de antenas de TV, manutenção de prédios, obras de construção, instalações clandestinas, brincadeiras de pipas e poda de árvores. Grande parte desses acidentes ocorrem por contato direto com a fiação de postes de energia elétrica.

Segundo dados da Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica, Abradee, foram registrados em 2016 um total de 773 acidentes e 240 mortes relacionadas a redes elétricas. Nos últimos anos, 1244 mortes foram causadas por falta de segurança na manutenção desses itens. O segundo maior número de acidentes ocorre por instalações clandestinas, conhecidos popularmente por gatos, que puxam fios ilegalmente das redes privadas de energia. Essa prática é considerada crime, no entanto, muitas pessoas ainda insistem em fazer essas instalações, e alguns acabam falecendo ou se ferindo gravemente; ser eletrocutado ao podar as árvores, infelizmente também é comum, pois ao aparar os galhos e folhas que estão em contato com os postes, os profissionais encostam nos fios e recebem uma descarga elétrica.

A empresa fornecedora de energia elétrica da cidade de São Paulo, Eletropaulo, disponibiliza instruções para evitar que essas fatalidades aconteçam, sendo elas: manter construções com distâncias de 3 metros da rede elétrica; não subir em postes e torres de linhas de transmissão; não se aproximar de fios caídos ou partidos; não fazer instalações de antenas se o dia estiver chuvoso ou nublado; manter barras de ferro, trilhas de cortina e vergalhões longe de fios; soltar pipas em locais afastados e não tirá-las caso fiquem enroscadas nos postes.

Para evitar acidentes na rede elétrica, algumas empresas e até prefeituras optaram por retirar seus fios dos postes e instalá-los no subsolo, por meio de um tipo de perfuração não destrutivo, uma técnica que permite mais segurança para manutenção dos cabos e para os moradores da cidade. Além disso, a perfuração direcional tem a vantagem de ser sustentável e ter o tempo de instalação reduzido. Ao utilizar esse tipo de perfuração, o solo não é tão afetado quanto uma perfuração convencional, e a agressão ao meio ambiente é muito menor. A DRC , empresa especializada em perfuração direcional , afirma que como os cabos ficarão enterrados, as chances de ocorrer algum acidente com fios elétricos é muito pequena. "Assim, escolher perfuração direcional como forma de instalação dos cabos, além de ser uma alternativa muito mais segura para toda a população, é uma opção com menor impacto social para a sua implantação", explica seu diretor técnico, Rogério Pagni.


Website: https://www.drcnet.com.br/

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso