Releases
28/02/2022 12:33

Seguro é opção para proteger seu carro de desastres naturais


Apólices voltadas a automóveis ajudam a resguardar o patrimônio contra eventos da natureza; porém, é preciso fugir de situações de risco para não ter problemas na hora do sinistro

Com as fortes chuvas que levaram o município de Petrópolis (RJ) a uma situação de calamidade durante o mês de fevereiro, cresce também a preocupação com os riscos que os desastres naturais podem representar tanto para vidas quanto para o patrimônio das pessoas. Felizmente, o mercado de seguros reúne diversas opções para quem pensa em proteger bens de eventos como esses.

Para Fabiana Chagas, head de seguros do Grupo PetraGold, a preocupação com desastres naturais é algo constante entre aqueles que buscam proteger seus automóveis, especialmente em estados que sofrem muito com as chuvas, como Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Para se ter uma ideia, segundo dados do Sindicato das Seguradoras do Rio de Janeiro e Espírito Santo, somente no caso do desastre em Petrópolis, foram cerca de 700 pedidos de indenização, quase todos relacionados a veículos.

"A maioria dos clientes questiona a respeito desse tipo de cobertura antes de contratar seu seguro de automóvel. Hoje, todas as corretoras com as quais trabalhamos têm essa proteção. Algumas, inclusive, oferecem até mesmo a higienização do veículo para os clientes que não tiveram perda total do bem. Por isso, é importante pensar muito bem na hora de escolher a seguradora, afinal o corretor é o profissional que vai te ajudar nessa escolha, com produtos que cubram todas as suas necessidades", explica.

Contudo, apesar da ampla cobertura oferecida pelas empresas, que contempla, além de enchentes, deslizamentos e quedas de árvores e muros, o proprietário do veículo deve sempre estar atento para não assumir riscos evitáveis, ou ele pode enfrentar problemas na hora do sinistro.

"Quando a seguradora entende que a pessoa colaborou de alguma forma com o incidente, há possibilidade de sindicância. Por isso, a recomendação é sempre fugir de situações de risco para preservar sua vida e também não ter dor de cabeça com o sinistro depois", afirma Fabiana.

Importância da proteção

Apesar de toda a repercussão gerada por casos como o de Petrópolis, o percentual de veículos segurados no país ainda é baixo. De acordo com dados da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais (CNSEG), apenas 30% dos automóveis em circulação no Brasil contam com alguma proteção contra essas eventualidades.

"Muitas pessoas, além de perder seus entes queridos, também tiveram o patrimônio destruído. E no caso de veículos financiados, quem não estava coberto ainda vai continuar pagando as parcelas. Por isso, quando acompanhamos esse tipo de desastre, entendemos o quanto é importante investir na proteção de nossos bens, de nossa vida, além da vida de quem amamos por meio do seguro", encerra Fabiana.

Sobre o Grupo PetraGold

O Grupo PetraGold tem 13 anos de história e cinco anos de atuação no mercado financeiro. Com sede no Rio de Janeiro e operação em São Paulo, o Grupo conta com 200 Colaboradores e atua nos segmentos de seguros, consórcios e assistências por meio da PetraGold Seguros; gestão de recursos e investimentos através da PetraGold Investimentos; meios de pagamento com a marca GoldPay; além de câmbio, crédito e tecnologia.

Para saber mais, acesse: www.petragold.com.br

E-mail de Contato: faleconosco@petragold.com.br e Telefone: (21) 3993-8867

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso