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01/02/2022 07:00

Cashback: veja a estratégia da BIC na volta às aulas


O de 2022 era para começar diferente de 2021, com as aulas presenciais retomando com segurança. Mas a crescente da variante Ômicron acrescentou um nível de incerteza ao planejamento da BIC, a fabricante de canetas esferográficas mais popular do planeta, que respondeu por 60% das vendas anuais de sua divisão de papelaria durante a temporada de volta às aulas.

“Ainda acreditamos que o retorno às aulas será lá presencial. A presença das crianças nas escolas é muito importante, mas ninguém sabe realmente o que esperar” disse o belga Olivier De Bruyn, presidente-executivo da multinacional francesa no Brasil.

As papelarias não estavam com pressa para estocar no ano passado, e as vendas de papelaria da BIC caíram quase 40%. Mesmo antes da pandemia, o segmento representava 33% das vendas totais. Os outros dois terços são lâminas e isqueiros, que estão indo bem na pandemia.

A expectativa para 2022 é recuperar as perdas de 2021 e crescer dois dígitos. Para isso, a BIC lançou uma campanha agressiva de cashback, devolvendo 50% do valor da compra, até o limite de R$ 30. O objetivo é atrair os consumidores a comprar não apenas canetas BIC, mas canetas hidrográficas, permanentes e outras categorias de produtos onde a marca não é a escolha mais óbvia.

Para dar o pontapé inicial na campanha, a empresa está investindo em embalagens e comunicação no ponto de venda, além de publicidade nas redes sociais e TV aberta.

Ascensão de outros produtos BIC

Mas se a pandemia foi ruim para a venda de canetas, as pessoas trancadas em casa fumaram e cozinharam mais, consumindo mais isqueiros. Ajudado por uma queda de importações do produto da China, a BIC viu o faturamento de chamas crescer mais de 30% e se transformar na categoria mais importante para o seu resultado. Puxada pelo crescimento da divisão de chamas, a empresa viu seu faturamento crescer 15% em 2021.

- Foi um ano recorde para a venda de isqueiro e mesmo já tendo 85% de participação, conseguimos ganhar mercado - diz De Bruyn. Diante do resultado, a empresa vai ampliar a capacidade da sua planta de Manaus a partir do segundo semestre.

Já a divisão de lâminas, mesmo com a turma deixando a barba crescer na pandemia, não se saiu mal. A empresa, que vem ganhando share anualmente, viu a divisão crescer 6%, alcançando 23% de share, contra 75% da líder Gillette.

O Brasil é o segundo negócio BIC do mundo em volume. Mas o real desvalorizado não ajuda, com o Brasil ocupando o terceiro lugar entre as multinacionais francesas em termos de receita.

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Assessoria

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