Releases
29/08/2017 18:04

Mindset de Startups nas Empresas para Incentivar Inovação


São Paulo, SP--(DINO - 29 ago, 2017) - Todos os dias ouvimos notícias de startups que estão revolucionando o mercado, resolvendo problemas de seus clientes de maneira simples e disruptiva. Enquanto isso, dentro das empresas já estabelecidas normalmente não há muito espaço para inovação. Não precisa ser assim! Se desenvolverem uma mentalidade de startup, essas empresas já estabelecidas têm muito a ganhar.

Com experiência em trabalhar tanto com empresas já estabelecidas como com startups, Rafael Miranda, fundador da Ultrahaus Startup Studio, percebeu a importância das empresas se adaptarem ao cenário atual e adotar um mindset de startups para obter resultados nos negócios e a sobreviver em um futuro breve. Segundo ele, a combinação da agilidade das startups com a estrutura das grandes organizações gera a inovação e a escala que as empresas precisam para se manter relevante para seus clientes.

As empresas já estabelecidas estão muitas vezes estagnadas em seus processos e pensar em inovação pode gerar resistência. É preciso promover uma transformação no jeito de pensar o negócio. A partir do momento que as empresas entendem que é preciso inovar para se manter no mercado e ser relevante, as mudanças acontecem.

Segundo Miranda, as características das startups que beneficiariam empresas são: agilidade para mudança, criação de novas abordagens para produtos e serviços já existentes e pensamento em escala. Miranda diz que "É importante se questionar: como posso melhorar o processo e as estratégias para atingir mais clientes?".

A 'cultura do erro" também é algo que assusta as empresas, afinal elas querem lucrar e não há espaço para erros. Por isso, muitas vezes o intraempreendedorismo não é algo muito incentivado dentro das corporações e os funcionários não arriscam com novas ideias, com receio de serem penalizados caso algo dê errado. Nesse ponto a agilidade e experimentação do mindset de startups tem papel fundamental, já que para criar novos processos e estratégias, as falhas são uma possibilidade. Por isso, o segredo não é evitar o erro, mas sim falhar rápido e corrigir mais rápido ainda, trazendo assim mais realizações criativas dentro da empresa.
Outra característica do startup mindset que poderia gerar muita diferença nas corporações é a colaboração. Nas empresas, normalmente o funcionário "veste um único chapéu" e acaba, por muitas vezes, isolado do que está acontecendo na empresa como um todo. Ao mudar esse modelo e aplicar a colaboração entre diversas áreas, gera-se um senso de propriedade e responsabilidade, fazendo com que os funcionários passem a pensar na direção da empresa. Ao dar voz aos colaboradores, a empresa pode gerar confiança e motivação neles para que possam expressar suas opiniões e como resultado pode se beneficiar de ideias novas.

A cultura dentro da empresa é um componente crítico para a inovação. Um ambiente que propicie o desenvolvimento do startup mindset pode revigorar o negócio e motivar seus colaboradores. Empresas de todos os portes podem e devem fazer essa aposta.

Website: http://www.ultrahaus.com

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso