Releases
29/03/2019 11:49

Aprenda a direcionar o Imposto de Renda para um projeto que envolve crianças e adolescentes


São Paulo (SP)--(DINO - 29 mar, 2019) - Quem faz a declaração do Imposto de Renda já sabe que o prazo para entrega começou a valer a partir do dia 07 de março, mas o que muitos brasileiros não sabem é que em vez de pagar o imposto integral ao Governo, as pessoas físicas que declaram pelo modelo completo, podem destinar até 3% da verba para o Fundo da Infância e Adolescência (FIA), ou seja, ajudar uma criança com custo zero. O FIA é um Fundo Público que tem como objetivo financiar projetos que atuem na garantia da promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente.

Em 2019 a Secretaria da Receita Federal espera receber 30,5 milhões de declarações, 1,23 milhão de contribuintes a mais em relação a 2018. De acordo com Douglas Nicolau, fundador da startup Incentiv, plataforma de empoderamento social para soluções de problemas coletivos, a esmagadora maioria da população não sabe que pode ajudar uma criança de forma direta, nem tem a noção exata para onde sua contribuição será encaminhada.

"Uma das formas é encontrar através do portal da Incentiv, os caminhos de como ser um contribuinte para causas sociais, culturais e esportivas. Na Incentiv temos uma vitrine social de projetos que estão aptos a receber recursos do imposto de renda", pessoa física ou jurídica. Basta acessar https://bit.ly/2F78iSu e escolher o projeto que você mais se identifica", diz.

Os contribuintes que não utilizaram o limite de doações por meio de leis de incentivo fiscal federais em 2018 podem fazer o incentivo durante o preenchimento da Declaração do Imposto de Renda de até 3% do IR para projetos aprovados no FIA. As doações podem ser efetuadas diretamente do Programa Gerador da Declaração do Imposto de Renda até dia 30 de abril. Quem optar pela doação terá redução no valor do imposto a pagar ou aumento na restituição.

Os recursos arrecadados são repassados para instituições que atuam na promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente e que tiverem projetos aprovados, tais como o "Tocando a vida/Unibes", que ensina música e promove inclusão social para crianças entre 6 e 15 anos, "+ Apae Empoderamento/Santo André", para crianças com deficiência e "Saúde Nutricional/Fundação Julita", para desenvolvimento com saúde.

Como redirecionar meu IR?

1) A Incentiv possui um banco de projetos aprovados no FIA. Acesse o link https://bit.ly/2F78iSu e busque iniciativas de diferentes partes do Brasil e de causas que você mais se identifica.

2) Após escolher o projeto, é necessário identificar em qual Fundo da Infância e Adolescência ele foi aprovado. Existem fundos municipais, estaduais e o federal. Isto é importante pois no momento da declaração do IR, você precisará escolher o fundo que irá receber o seu imposto.

3) Na declaração do IR, vá em Resumo da Declaração e clique em doações diretamente na Declaração - ECA.
Clique em novo e escolha o tipo de fundo (o mesmo que você já identificou antes).

4) Selecione o estado ou município.

5) Observe o valor disponível para doação e preencha o campo da doação, respeitando o limite informado pelo sistema.

6) Clique em Ok e imprima o documento de arrecadação

7) Pague o DARF até o dia 30 de abril

8) Envie o comprovante de pagamento para contato@incentiv.me com o nome do projeto cadastrado na Incentiv que escolhido por você. Nós garantimos que o recurso que você destinou ao fundo seja repassado ao projeto!

SERVIÇO

Site: https://www.incentiv.me
Facebook: https://www.facebook.com/incentiv.me/
Instagram: https://www.instagram.com/incentiv.me/




Website: https://incentiv.me

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso