Releases
03/08/2017 15:19

Panorama do Museu Nacional/UFRJ acaba de ser publicado


Rio de Janeiro, RJ--(DINO - 03 ago, 2017) - Um ano antes do bicentenário do primeiro museu e casa de ciência do Brasil é lançado o livreto gratuito "200 Anos do Museu Nacional". Trata-se de publicação da Associação Amigos do Museu Nacional para a contagem regressiva das comemorações, apresentando a pluralidade da instituição com seus cursos que vão da graduação a atividades de pós-doutorado e seu rico acervo em ciências naturais e antropológicas iniciado no século XIX.

"Buscamos mostrar como o Museu Nacional é uma instituição viva e atuante, mantendo seu pioneirismo com estudos de ponta e constante ampliação do acervo, sendo o maior museu de história natural e antropológica da América Latina", destaca a organizadora da publicação e presidente da Amigos do Museu, a professora Débora de Oliveira Pires. Ele está disponível no site (http://www.museunacional.ufrj.br/200_anos/doc/200_anos_do_Museu_Nacional.pdf).

Páginas destacam história e atualidade
"200 Anos do Museu Nacional" é iniciada pela dimensão histórica. Traz curiosidades desde a fundação por D. João VI em junho de 1818, citando a importância das famílias real e imperial que incentivaram as pesquisas sobre a cultura humana e a vida. São transmitidas informações também sobre a fase do início da República com personalidades como Berta Lutz e Edgar Roquette-Pinto que integram a história da instituição. Em seguida, são apresentados números atualizados do Museu Nacional para destacar seu amplo acervo, rica produção e estrutura.

Seus seis departamentos ganham páginas duplas com os principais destaques. Posteriormente, é abordada a pós-graduação com cursos de doutorado, mestrado e especialização, além das atividades de pós-doutorado. O capítulo "Acervo Científico e Bibliotecas" destaca a Coleção Arqueológica Balbino de Freitas tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), entre outros detalhes, como um livro de 1481, o mais antigo entre as raridades dos séculos passados. O capítulo sobre a Seção de Assistência ao Ensino informa a criação desse primeiro setor educativo em museu brasileiro, citando os projetos e ações atuais. Há informações sobre o trabalho da Seção de Museologia, que cuida da experiência do público visitante, assim como os destaques das exposições do Museu Nacional. No palácio, o público entra em contato com aproximadamente 5 mil peças do amplo e diversificado acervo, que levam ao alcance de todos conhecimentos de ciências naturais e antropológicas.

O livreto "200 Anos do Museu Nacional" é encerrado com informações sobre a Associação Amigos do Museu Nacional, ONG criada em 1937 por um grupo de idealistas para apoiar o Museu Nacional e seus projetos de conservação, educação, ciência e cultura, especialmente. Esse capítulo destaca a Estação Biológica de Santa Lúcia, que é um campus avançado de pesquisas em remanescente da Mata Atlântica, no Espírito Santo, criada pelo patrono da Ecologia no Brasil, Augusto Ruschi. Ele doou algumas terras para a Amigos do Museu, que hoje divide a gestão com duas instituições.

Em formato quadrado, com 21 centímetros, o livreto traz ao longo das 40 páginas um visual moderno e colorido, destacando trechos de itens das coleções e detalhes marcantes da estrutura física.

Museu em números
Alguns números atualizados do Museu Nacional, que são apresentados no livreto "200 Anos do Museu Nacional":
- 527.000 títulos nas bibliotecas.
- 17.915 exemplares base (tipos) de descrições originais de espécies.
- 26.160 fósseis nas coleções paleontológicas.
- 3.500 m² de área expositiva atual.
- 6.500.000 exemplares nas coleções zoológicas.
- 1.560 obras raras na Biblioteca Central.
- 1481 é o ano da publicação mais antiga na Biblioteca Central.
- 150.000 visitantes no Museu Nacional por ano.
- 358 dias de abertura do Museu Nacional aos visitantes por ano.

A Amigos do Museu e o Museu Nacional
A Associação Amigos do Museu Nacional comemora 80 anos às vésperas do bicentenário do Museu Nacional/UFRJ. Sem fins lucrativos, foi concebida e é mantida por pessoas mobilizadas pela preservação das riquezas naturais e científicas, que decidiram apoiar as atividades do primeiro museu e casa de ciência do país, criado em 1818. A Amigos do Museu é hoje uma instituição dinâmica, produtora e difusora de informações relevantes para o desenvolvimento da sociedade brasileira, auxiliando na continuidade das exposições e pesquisas do Museu Nacional. Trata-se do maior museu de história natural e antropológica da América Latina, que mantem seu pioneirismo com estudos de ponta e amplo acervo enriquecido constantemente.

Serviço:
Livreto "200 Anos do Museu Nacional"
Organizadora: Débora de Oliveira Pires.
Editado por Associação Amigos do Museu Nacional, RJ.
Lançamento em 2017.
40 páginas, 21x21cm, 1ª edição, distribuição gratuita.
ISBN: 978-85-89128-10-0.
Versão online disponível pelo site do Museu Nacional: http://www.museunacional.ufrj.br/200_anos/doc/200_anos_do_Museu_Nacional.pdf


Website: http://www.museunacional.ufrj.br/200_anos/doc/200_anos_do_Museu_Nacional.pdf

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso