Releases
19/10/2018 14:58

Aquário levanta a bandeira de igualdade de gêneros dentro da empresa e a valorização da competência de todos os profissionais


São Paulo--(DINO - 19 out, 2018) - Nos últimos anos as mulheres têm defendido o aumento da presença feminina dentro das corporações, de modo que haja mais igualdade em relação aos homens na hora da contratação. Embora pareça uma luta que caminha lentamente sentido à vitória, o número de mulheres que ocupam vagas de liderança em empresas caiu de 40% para 38% nos últimos quatro anos no Brasil de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ainda segundo o Instituto de pesquisa, mulheres ganham menos e são contratadas para setores de menor expressão.

Na contramão do cenário nacional, a Aquário, empresa do ramo tecnológico com sede em Maringá, Paraná, aposta em mulheres ocupando cargos de gestão e à frente de áreas de grande importância na corporação. São mais de 78% dos colaboradores liderados por três mulheres, que são responsáveis por todas as equipes da fábrica, Marketing e pós-venda.

Há 29 anos na empresa paranaense, Maria Madalena de Souza é gerente de produção. Ela conta que "a representatividade feminina e igualdade de gêneros nunca foram vistos como tabus dentro da empresa. Na Aquário, a competência e o alinhamento com as expectativas sempre foram o mais importante". Ainda segundo Lena, o que mais deve importar é o comprometimento, espírito de "Dono", pois só assim é possível ser produtivo e ainda estar sempre no topo.

Recém-chegadas na empresa, ambas com passagens em empresas multinacionais, Cibele Marques é a responsável pelas estratégias de branding que reforçam a marca dentro do mercado nacional enquanto Juliana Freire atua à frente do departamento de Pós-venda. As duas afirmam que as equipes mistas trazem maior equilíbrio para o perfeito andamento do departamento e afirmam que as contratações são realizadas com base na competência dos candidatos independente do gênero.

O protagonismo feminino na Aquário não para por aí. A empresa foi comandada por praticamente 35 anos por Agma Sendeski. Nos anos 70 começou a prospecção de clientes com a busca por lojas de eletrônicos nas páginas amarelas do Paraná, posteriormente do Sul e, finalmente, todo território nacional. Ela afirma que nunca foi desrespeitada nem sofreu preconceito por ser mulher e estar à frente de um negócio nos anos 70 e 80 quando o mundo corporativo era dominado por homens, principalmente o de distribuição de antenas. Sempre buscou ter bons profissionais compondo seu time independente de sexo ou raça.

Hoje, na fábrica, todas as linhas de montagem também têm mulheres como supervisoras.

Sobre a Aquário:
Presente no mercado de telecomunicações há mais de 40 anos, a Aquário oferece produtos de alta qualidade e tecnologia de ponta que atendem todas as necessidades de seus consumidores para aproximar pessoas e solidificar relações. A empresa desenvolve novos produtos, como conversores para TV, celulares, internet, radiocomunicação e segurança, com o que há de melhor em tecnologia, acompanhando as mudanças do mercado em que atua, conta com um dos melhores laboratórios de desenvolvimento privado da América Latina e um moderno escritório na China.


Website: http://www.aquario.com.br

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso