Releases
06/09/2017 12:15

Série Contemporânea realiza seis concertos gratuitos em Campinas


Campinas (SP)--(DINO - 06 set, 2017) - O projeto Série contemporânea realizou, durante o primeiro semestre de 2017, seis concertos no Auditório Umuarama, no Instituto CPFL, na cidade de Campinas (SP). As apresentações da série exploraram as possibilidades funcionais e sensoriais da música no mundo atual e desafiaram os conceitos e preceitos que dividem a música popular da erudita nos séculos 20 e 21. Há dez anos, este projeto realiza uma programação regular, tendo apresentado inúmeras primeiras audições

Em 2017, o projeto teve como objetivo ampliar o espaço para conhecimento do trabalho de artistas de todo o Brasil e do exterior e proporcionar ao público do interior do estado de São Paulo apresentações de alto nível técnico e artístico. No mês de abril, os concertos ilustraram a proximidade do erudito e o popular na música brasileira com os choros de César Guerra-Peixe tocados por Nailor Proveta & Picadinho da Velha e com um recital de Hercules Gomes, apresentando uma história do pianismo brasileiro incluindo obras de Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga e Radamés Gnattali.

Em maio, o concerto do violonista Alvaro Henrique, "Brasília Capital & Política", apresentou uma reflexão sobre as funcionalidades da música na sociedade e seu impacto em representar e impulsionar a população em movimentos políticos e sociais. Além disso, o concerto com o Quarteto Radamés Gnattali, com obras de Glass, Miranda e a estreia mundial do Quarteto Afrescos de Tacuchian envolveu a plateia em uma apresentação que explora a interação da música com o tempo, imagens e a imaginação.

No mês de junho, o espetáculo "Ouvido Suspenso" com Lola Malique e Michelle Agnes do IRCAM, chamou a atenção da plateia para apresentações que exploram a interação da música com as palavras, com as imagens por meio de contos populares. Para encerrar a série, a pianista Karin Fernandes exemplificou a convergência artística com os movimentos políticos, levando mais uma vez ao palco a reflexão sobre o impacto da música na sociedade, interpretando as 36 Variações de Frederic Rzewski. Todos os concertos tiveram entrada gratuita e todos os vídeos das apresentações serão disponibilizados na internet gratuitamente.


CONTRAPARTIDA SOCIAL

Para potencializar o impacto do projeto e levar a música e a arte ao cotidiano da população, o projeto incluiu cinco intervenções artísticas gratuitas em espaços públicos. O objetivo era possibilitar mais oportunidades para que a comunidade conhecesse a música de hoje, adaptando a arte ao dinamismo da vida moderna e levando a música diretamente ao dia a dia das pessoas.

Como contrapartida social, foi feita uma mostra musical no Projeto Orcampi, aproximando a música das crianças e adolescentes e proporcionando oportunidades de desenvolvimento de interesse pela arte e cultura brasileira. Além das apresentações ao vivo, também foi feita a captação audiovisual completa dos concertos, com intuito de colaborar para a documentação e acervo de patrimônio imaterial da cultura atual.

O presente projeto conta com a parceria da Sintonize Produtora Cultural, Instituto CPFL e Campinas e Região Convention & Visitors Bureau (CRC&VB). A carta de Intenção de Patrocínio da CPFL Energia encontra-se anexada junto à documentação do proponente e documentação do projeto enviada ao PROAC pelo correio.



Website: http://sintonizenacultura.com.br/projeto/mosaico-serie-contemporanea

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso