Releases
11/06/2019 14:16

Four Summit: evento explora cenário empreendedor no Brasil e seus desafios


São Paulo, SP--(DINO - 11 jun, 2019) -
A primeira edição do FOUR SUMMIT, fórum realizado nos dias 7 e 8 de junho em São Paulo, examinou as principais áreas estratégicas do Brasil na busca por ideias e soluções que possam contribuir para a transformação do país. Apesar do quadro incerto sobre a agenda governamental, os convidados ressaltaram o bom momento para o empreendedorismo no Brasil.


Para Florian Bartunek, CIO da Constellation Asset, o “vento do empreendedorismo” será mais forte ainda nos próximos anos. “Vejo muitos jovens empreendendo e acredito que esse cenário trará uma geração de renda melhor no futuro”, disse no evento.


Na visão de Zeina Latif, economista-chefe da XP Investimentos, para melhorar o cenário empreendedor no país, temos que discutir a simplificação tributária e entender que qualquer sofisticação na indústria ainda é complexa. “No fundo, quando pensamos em modernização da nossa indústria, temos que avançar em várias frentes: no ambiente de negócios, no capital humano e na abertura de economia”.


Uma boa parte da perda de competitividade se dá pela qualidade da infraestrutura brasileira, reconheceu Wilson Ferreira, presidente da Eletrobras, alertando também para a necessidade de atração de investidores: “Se formos capazes de atrair capital, temos uma saída para o futuro. Enquanto existir um risco de quebra do país, investidor nenhum olhará para o Brasil”.


Na abertura do FOUR SUMMIT, que reuniu cerca de 70 palestrantes nacionais e internacionais dos mais variados setores, o diretor-executivo do Instituto Four, Wellington Vitorino, exaltou a importância e a necessidade de eventos como esse para o país. “O Brasil precisa ter uma voz muita mais ativa e relevante em questões fundamentais como empreendedorismo, política, educação e inovação. Esse é nosso objetivo aqui: discutir o Brasil de dentro do próprio país, com pessoas relevantes. Queremos fazer desse um fórum anual e criar a cultura de que esse tipo de evento se torne significativo e possa influenciar as principais pautas do país”, destacou. Além do fórum, o instituto é também responsável pelo ProLíder, maior programa de formação de lideranças jovens do Brasil.


PERFIL DO EMPREENDEDOR


“Para criar as organizações do futuro temos que ter muita atitude empreendedora”, afirma Ana Cristina Tena, CEO do Banco Travelex. No painel “Alma empreendedora dentro das organizações”, diversos líderes trouxeram sua visão sobre a importância de jovens empreendedores e inovadores nas empresas.


“Hoje o papel da organização está sendo revisto”, disse Ana Paula Bogus, CEO da Kimberly Clark no Brasil. “Empreendedorismo tem a ver com atitude. É um grande desafio, mas temos que buscar e dar espaço para profissionais com esse perfil”, assegurou. “Alma empreendedora é você querer fazer algo diferente e correr riscos, estando disposto a mudanças”, completou Juliano Ballarotti, vice-presidente de Engagement da Gympass.


Em outro painel, o ator Hélio de la Peña, um dos convidados do FOUR SUMMIT, apontou que, atualmente, as pessoas “meio que tem obrigação de fazer as coisas de um mesmo jeito”, e destacou a importância da diversidade. O artista contou que ser o único negro em seu colégio, durante a infância, o ajudou a desenvolver uma formação mais sólida de caráter e na conquista de seu espaço na sociedade. “Você tem que conseguir se adaptar ao novo sem perder a sua origem. Foi assim que encarei as coisas no início. E acredite, isso vai ser o seu diferencial”, aconselhou.


O CEO da Fundação Lemann, Denis Mizne, jogou luz justamente na formação de base durante o debate do qual participou. Para o executivo, o Brasil ainda convive com problemas de aprendizagem e não de educação – o que acaba por refletir no perfil dos profissionais do mercado e no atual e futuro cenário empreendedor. “A verdadeira reforma que o Brasil necessita passa hoje por fazer com que nossas crianças aprendam de verdade”, decretou.



Website: http://www.foursummit.com.br/

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso