Releases
30/10/2017 15:15

Órgão eletrônico, de tubos e teclado, você sabe qual a diferença? Confira


Atibaia - SP--(DINO - 30 out, 2017) - Órgão eletrônico, de tubos e teclado, apesar de visualmente semelhantes em alguns aspectos estes instrumentos são bem diferentes em razão do seu funcionamento e som produzido, além de seu tamanho e praticidade. A tradição e funcionalidade desses instrumentos também os distingue, os órgãos de tubo, por exemplo, são dispositivos antigos e habituais nas igrejas católicas. Já os órgãos eletrônicos, um derivado do primeiro, são equipamentos mais modernos e mais populares em igrejas evangélicas tradicionais como a Congregação Cristã no Brasil. Por último, o teclado, esse é um instrumento menor e utilizado em algumas igrejas devido a sua praticidade, em razão do tamanho e peso pode ser transportado com facilidade. Ficou curioso e quer saber mais sobre estes instrumentos? Confira!

Órgão de tubos
O órgão de tubos é considerado um dos instrumentos mais antigos de toda a música ocidental e o primeiro dos instrumentos com teclas. Os órgãos são conhecidos por sua utilização em grandes igrejas e sua tradição na liturgia cristã desde o século VII, em razão do costume, dos organistas que aprenderam a dinâmica do instrumento com os antepassados, ou para garantir a fidelidade das partituras musicais neste tipo, etc.
Como o próprio nome deixa claro, este instrumento depende de tubos para a reprodução do som. Assim, ao contrário do que muitos pensam, é um instrumento de sopro visto que é a passagem de ar pelos tubos de diferentes comprimentos e diâmetros, controlada por manuais [teclados], pedaleira e registros, que produz e muda a tonalidade do som.

O tamanho de um órgão de tubos varia de acordo com a quantidades e dimensões de tubos e teclas. Quanto maior o número de tubos, maiores serão as possibilidades de timbres que o instrumento poderá reproduzir. De acordo com os registros, o maior órgão do mundo possui 33.114 tubos, este instrumento gigantesco pode ser visto em Atlantic City, nos Estados Unidos.

Órgão eletrônico
O órgão eletrônico, em questão de registros, manuais e pedaleiras, é semelhante ao órgão de tubos, porém no lugar do sistema de tubos este possui circuitos eletrônicos que o permite ter o tamanho de um piano de armário e se assemelha em algumas características a um teclado. Este instrumento foi criado apenas nos anos 70, como uma evolução natural dos sintetizadores. Hoje em dia, é possível encontrar órgãos de todos os tipos, cada vez mais complexos e dotados de recursos inovadores.
De acordo com a !link Tecla Som, loja de instrumentos musicais, o órgão eletrônico é capaz de atender a diversas necessidades graças a variedade de sons que pode reproduzir. "Apesar de ser um instrumento muito versátil, a principal utilidade dos órgãos eletrônicos é na igreja, aonde todo seu potencial é utilizado para reprodução perfeita de hinos", explica.

Teclado
Assim como o órgão, o teclado é um instrumento eletrônico e, em razão disso, possui a capacidade de produzir uma grande variedade de sons, efeitos, timbres e ritmos. Alguns modelos de teclado conseguem reunir em sua programação mais de mil sons diferentes, como de instrumentos de percussão, cordas, melodias sintetizadas e instrumentos antigos, auxiliando tanto nas partes melódicas das músicas, quanto na percussão e harmonia. O teclado se assemelha em diversos quesitos ao piano, inclusive as partituras do teclado são muito similares às do piano, com a diferença de que existe a indicação dos acordes para o acompanhamento.
Os teclados são utilizados com frequência na igreja evangélica em razão da facilidade da manutenção, do transporte quando necessário e pela concepção do timbre que agradou os membros mais antigos, sendo esta a principal característica que se consagrou os hinos sacros.


Website: http://www.teclasom.com.br/

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso