Releases
24/07/2018 13:18

Primeira rodada de capacitação na FDC começa com força total


(DINO - 24 jul, 2018) -
Em todo o Brasil, estima-se que existam cerca de 62 mil empreendedores e 6 mil startups.  Número mais do que o dobro registrado há seis anos, quando o país ainda começava a discutir o modelo e a perceber o nascimento do novo mercado segundo dados da Associação Brasileira de Startups (ABStartups).

Neste mesmo ritmo começa a segunda fase do programa Conecta – Impulso a Startups, parceria entre a Confederação Nacional do Transporte (CNT) e o BMG UpTech. Na última quinta-feira (12/07), em Belo Horizonte (MG), teve início o primeiro dos oito encontros presenciais previstos para as 25 startups selecionadas para esta etapa. Durante três dias, as empresas passaram por um treinamento ministrado pela Fundação Dom Cabral (FDC) e pela Nxtp.Labs.

O tema do primeiro módulo foi Modelo de Negócios. Ministrado pelo professor Wilson Caldeira, da FDC, abordou as formas para se diferenciar no mercado e criar valor aos olhos do cliente. Também apresentou as diferentes técnicas que auxiliam no desenho de novos modelos de negócio e exemplos importantes em diversos setores.

Ainda no primeiro dia, aconteceu um treinamento para cerca de 20 empresários parceiros do setor de transporte, logística e seu entorno, com o tema “Como se relacionar e investir em startups”. O foco foi preparar os empresários para serem mentores das startups, de modo pontual, coletivo ou a longo prazo.

Na sexta feira (13), a troca de conhecimentos foi incrementada com a participação de visitantes. Dividiram suas experiências com o público o Giuliano Bittencourt, da BeGreen; o Paulo Tenório (Trakto) e a Maíra (M2Agro), que participaram de um painel sobre mudanças de modelos de negócios; e o Cláudio Meinberg (Aceita Fácil), falando sobre Lean Startup. Após os compromissos, todos tiveram a chance de interagir de forma mais descontraída no Mercado da Boca, polo que reúne grandes chefs da gastronomia mineira.

O último dia da capacitação foi marcado pela palestra “Organizações Exponenciais”, do diretor da Nxtp.Labs, Magnus Arantes. Até outubro, as startups ainda receberão mais informações sobre estratégia, produto, marketing, vendas B2B, finanças e valuation, liderança e governança.

Dividido em três fases, o Conecta tem o objetivo de apoiar e impulsionar propostas inovadoras para o setor de transporte e logística do Brasil, bem como seu entorno. As soluções participantes vão desde aplicativos de gestão de frotas, resíduos e consumo de combustíveis, passando por produção de embalagens funcionais, diminuição do trânsito no entorno de escolas, otimização de espaços em transporte de cargas, propostas para realizar atracação de navios a laser, até o uso de inteligência artificial em gestão de equipes e de gamificação em Recursos Humanos.

Sobre a CNT

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) é a entidade máxima de representação do setor de transporte e logística do Brasil. Tem como missão apoiar o desenvolvimento e atuar na defesa dos interesses do segmento, promovendo a sua dinamização. Atualmente, reúne 37 federações, cinco sindicatos nacionais e 19 associações nacionais. Isso representa mais de 200 mil empresas de transporte, 2 milhões de caminhoneiros e taxistas e mais de 3 milhões de empregos gerados.

Sobre o BMG UpTech    

Corporate venture do Grupo BMG – um dos maiores e mais importantes grupos empresariais do país –, voltada para a inovação. Basicamente, o BMG UpTech identifica as startups cujos negócios sejam viáveis, investe no seu desenvolvimento e as coloca em contato com o mercado, ou seja, com possíveis compradores das soluções.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso