Releases
30/01/2019 19:01

A sólida saúde do sistema de cooperativismo


(DINO - 30 jan, 2019) - O cooperativismo no ramo de saúde é muito mais do que um modelo de negócio diferenciado, é um movimento econômico e social, que valoriza o trabalho do médico cooperado a favor de muitos, criando impactos positivos para comunidades em todo o mundo.

O Brasil é referência no ramo de cooperativismo de saúde. É o país como maior número de cooperativas dedicadas à preservação e à promoção da saúde humana. Um ramo que reúne cooperativas que podem ser formadas por médicos, dentistas, outros profissionais da saúde e até pelos próprios usuários.

Você sabia que 1 em cada 6 brasileiros tem plano de saúde gerido por uma cooperativa? E que a Unimed é maior cooperativa de saúde do mundo e está entre as 30 maiores cooperativas do planeta?

Criada em 1967, a Unimed tem números que impressionam: 345 cooperativas, 115 mil médicos atuando, 18 milhões de beneficiários, 2.506 hospitais credenciados e 115 próprios e 99 mil empregos diretos. Sua cobertura atinge cerca de 4.686 municípios no Brasil atendendo 37% dos beneficiários de planos de saúde privados do país.

Somente em Ribeirão Preto, onde a Unimed foi fundada em 1971, são cerca de mil médicos cooperados e um moderno hospital de alta complexidade inaugurado há dois anos para atender os beneficiários.

Esse sistema se consolidou ao longo do tempo porque é o mais adequado para que o médico tenha sucesso e satisfação pessoal no exercício de sua atividade. O cooperativismo é um modelo de negócios que existe há mais de 170 anos e hoje responde por cerca de 250 milhões de empregos espalhados pelo mundo.

Cresceu porque essencialmente busca transformar o mundo num lugar melhor com progresso econômico e social, sustentabilidade e empatia. Tem como princípios adesão voluntária e livre, gestão democrática e, ao não visar o lucro, permite ao cooperado receber proporcionalmente a seu trabalho.

Há ainda outras características vantajosas no sistema, como intercooperação, educação, formação e o interesse legítimo pela comunidade, bem como autonomia e independência de atuação.

O cooperativismo é um modelo de negócio sólido que dá certo porque promove continuamente saúde de primeiro mundo para os usuários do sistema e proporciona aos associados um modelo de trabalho digno e que privilegia a qualidade e a meritocracia.

"Em um mercado de saúde globalizado marcado por fusões e pela entrada do capital estrangeiro, o sistema cooperativista continua sendo a principal forma de trabalho para o médico e na qual ele ainda é o "dono do próprio trabalho", e não um empregado. E é um sistema que ainda permite ao profissional exercer sua função social, facilitando à população o acesso ao atendimento de saúde de qualidade", conclui o Diretor Presidente da Unimed Ribeirão Preto, Dr. Gustavo Ribeiro de Oliveira. O cooperativismo transforma o mundo em um lugar mais justo, feliz e equilibrado, gerando oportunidades para todos.


Website: http://www.conceitocomunic.com.br

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso