(
DINO - 31 mar, 2022) -
De acordo com o Mastercard SpendingPulse?, em fevereiro, as vendas do varejo no Brasil cresceram
+27,8% em comparação a fevereiro de 2021, à medida que os consumidores retomam suas atividades de compras nas lojas.
Em comparação com um cenário pré-pandemia, em fevereiro de 2020, as vendas no varejo cresceram
+35,9% ano a ano. O Mastercard SpendingPulse? mede as vendas de varejo na loja e on-line* em todas as formas de pagamento.
Ao analisar o panorama geral do Brasil, todos os estados registraram crescimento de vendas nas lojas: Norte (
+43,7%), Sul (
+29,7%), Centro-Oeste (
+27,3%), Sudeste (
+26 ,9%) e Nordeste (
+26,6%).
Vendas do e-commerce em fevereiro
Eletrodomésticos (
-21%), Vestuário (
-11,8%) e Móveis (
-9,2%) foram os setores que apresentaram as quedas mais expressivas do
e-commerce no Brasil, em relação ao mesmo mês de 2021.
Apesar dos resultados de
e-commerce terem caído
-15,8% em relação ao ano anterior, as vendas online ainda registraram um aumento ano a ano de
+55,7% em relação a fevereiro de 2020, quando o comércio eletrônico ainda não era uma necessidade.
'Estamos vendo o consumidor retornando às lojas físicas. O crescimento desse setor já vem sendo observado há alguns meses', afirma Estanislau Bassols, presidente da Mastercard Brasil. 'Embora as vendas do
e-commerce estejam desacelerando, em comparações com o período de pandemia, podemos perceber que as compras online cresceram muito. Isso indica uma mudança de hábito trazida pela pandemia: os clientes começaram a comprar online, mas não abandonaram as lojas físicas', conclui o executivo.
*As vendas no comércio eletrônico são vendas de bens e serviços nas quais os compradores fazem um pedido ou o preço e os termos da venda são negociados pela Internet, em um dispositivo móvel (M-commerce), extranet, rede EDI(Electronic Data Interchange), correio eletrônico ou outro sistema online comparável. O pagamento pode ou não ser feito online.
Website:
https://www.mastercard.com/news/latin-america/pt-br/noticias/comunicados-de-imprensa/pr-pt/2022/marco/vendas-no-varejo-em-fevereiro-cresceram-27-8-ano-a-ano-no-brasil-de-acordo-com-mastercard-spendingpulse/