Releases
27/09/2017 16:11

Novo simulador do Tesouro Direto pode facilitar aplicações


São Paulo - SP--(DINO - 27 set, 2017) - O Tesouro Direto, programa criado em 2002 para facilitar o acesso de investidores aos títulos públicos no Brasil, tem encantado cada vez mais os brasileiros. A modalidade vem aumentando o número de adeptos de forma gradativa. Tanto é que já são mais de 1,5 milhões de investidores cadastrados no programa.

A acessibilidade e a segurança são alguns dos fatores que têm contribuído para o aumento de popularidade do investimento. Outra razão também tem colaborado de forma significativa para atrair novos investidores: a facilidade.

Quem deseja investir no Tesouro Direto consegue fazê-lo de forma simples e rápida através da internet, sem necessidade de enfrentar longas filas ou lidar com um processo burocrático.

Devido à popularidade crescente, o governo brasileiro tem investido em novidades para o programa. A mais nova mudança é o lançamento de um simulador para ajudar investidores a utilizar aplicar dinheiro no Tesouro Direto.

Além de tirar dúvidas sobre qual título é o mais indicado para determinado perfil ou necessidade, também é possível usar a ferramenta para simular diferentes prazos de investimento e valores.

O simulador atual é uma versão evoluída da ferramenta anterior que, apesar de ser prática, não era tão simples de usar. A novidade também permite entender cada simulação em detalhes, demonstrando valores brutos e também os líquidos, quando há desconto de taxas e tributos. Além disso, é possível fazer comparações entre títulos públicos e outras modalidades, como a poupança, o CDB e as Letras de Crédito.

Essa é uma função de grande utilidade para quem ainda tem dúvidas em relação a diferentes tipos de investimento. Com a queda da Selic, por exemplo, uma nova regra para a caderneta passou a valer e muitos investidores se sentiram confusos sobre o rendimento da poupança em relação a outras modalidades.

Usando o novo recurso, o investidor pode conferir que existem títulos públicos que podem render mais que a caderneta. A orientação principal para entender a diferença entre as modalidades disponíveis é considerar, além do rendimento, os custos cobrados.

No caso do Tesouro Direto, alguns bancos e corretoras podem exigir o pagamento de uma taxa de administração. Além disso, incide Imposto de Renda sobre a modalidade. Contudo, mesmo com este valor atrelado, o investimento pode valer mais a pena do que aplicar o capital na poupança. Por isso a importância da atualização da ferramenta com a possibilidade de fazer comparações entre investimentos.

Ao divulgar a nova ferramenta, o governo brasileiro afirmou que o propósito principal é oferecer mais autonomia e mais clareza ao investidor. A possibilidade de entender todos os detalhes referentes à aplicação pode ajudar a desmistificar o universo dos investimentos e a incentivar novos investidores a começar a ir além da caderneta de poupança.

A boa notícia é que o recurso já está disponível no site do Tesouro Direto. No entanto, ainda não está presente no aplicativo do programa. A previsão é que o recurso fique disponível para smartphones apenas no início do ano que vem.

Transformação contínua

As mudanças no programa do Tesouro Nacional têm sido constantes. Ao oferecer uma experiência cada vez mais positiva a seus usuários, o processo de aplicação em títulos públicos e a utilização da plataforma se tornam mais acessíveis.

A primeira grande modificação no Tesouro Direto ocorreu em 2015, quando houve a renomeação dos títulos. As siglas, que muitas vezes causavam confusão e eram difíceis de memorizar, deram lugar a nomes mais simples de compreender.

Naquele ano, também foi disponibilizada no site oficial do programa uma calculadora para ajudar os investidores a fazer estimativas de rendimento de acordo com o prazo, o valor a ser investido e o tipo de título.

No ano passado, as novidades continuaram a surgir e tiveram boa aceitação por parte dos investidores. Os horários de compra e de venda dos títulos foram sincronizados, permitindo que os interessados realizem ambas as transações em dias úteis de 9h30 às 18h, de acordo com o horário de Brasília.

Em 2016, também foi lançado o aplicativo oficial do Tesouro Direto para smartphones. Desde então, os investidores podem consultar extratos, solicitar resgates, comprar títulos e utilizar outras funcionalidades diretamente do celular.

Aliando segurança e inovação, o Tesouro Direto tem atraído muitos investidores em busca de alternativas para além da poupança. Como é possível perceber, o rendimento, a praticidade e a tecnologia também são fatores que têm ajudado a conquistar ainda mais os brasileiros.

Website: https://blog.toroinvestimentos.com.br/como-investir-no-tesouro-direto-vale-a-pena

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso