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07/07/2017 11:40

Workshop em Manaus vai capacitar empreendedores em marketing digital de atração


Manaus, AM--(DINO - 07 jul, 2017) -
Aumentar clientela e autoridade da marca e provar resultados com eficiência são alguns dos principais desafios enfrentados por organizações e profissionais que investem em marketing digital. Para auxiliar empresas com essas e outras problemáticas, a agência de marketing digital Bravery Marketing realiza, no próximo dia 15, das 9h às 18h, um workshop de Inbound Marketing. O curso intensivo será ministrado na FGV Manaus, localizada no 3º piso do Amazonas Shopping.

O curso será dividido em módulos que fazem alusão às etapas do inbound marketing: atração, conversão, relacionamento, venda e análise, com esclarecimentos sobre os novos hábitos de consumo, estratégias e diversas ferramentas de marketing digital. As inscrições podem ser feitas por meio do link bit.ly/workshopmanaus. O workshop é direcionado a empresários, empreendedores, profissionais liberais e profissionais de marketing, que terão auxílio na criação de sua própria estratégia durante a aula. Os alunos receberão certificado de participação, com carga horária de 8h, e as atividades práticas terão premiações como cursos, livros, consultorias e descontos exclusivos.

Apesar de ainda ser pouco conhecido em Manaus, o Inbound Marketing tem sido aplicado por empresas de todo o mundo desde 2004, e tem se mostrado uma das mais eficazes estratégias de marketing. Maior eficiência na divulgação da empresa e maior disponibilidade de dados sobre o público, a um custo 62% menor do que o marketing tradicional (outbound marketing) são as principais vantagens da metodologia, de acordo com a especialista em inbound marketing Larissa Veloso, que ministra o curso no próximo dia 15.

"Além disso, educar o público sobre a área de atuação da empresa e as soluções que ela oferece possibilita otimizar o tempo dos vendedores, uma vez que eles não precisam mais educar cada cliente, a cada venda. Isso porque o consumidor de hoje percorre mais de 60% da jornada de compra na Internet, pesquisando informações sobre produtos, serviços e soluções para seus problemas", explica a especialista.

Empresas devem tirar proveito desse comportamento para educar os clientes em potencial, fornecendo informações que eles precisam para perceber o valor agregado que a empresa oferece, comparada aos concorrentes. Afinal, qual empresários nunca quis vender para um cliente que já sabe tudo sobre o produto e a empresa?

Também conhecido como marketing de atração, inbound marketing é uma metodologia relativamente recente, que reúne estratégias como marketing de conteúdo, assessoria de imprensa, automação de marketing, otimização de sites e blogs para mecanismos de busca como o Google, anúncios nas redes sociais e em sites parceiros do Google, além de análise de resultados e melhorias constantes.

Como funciona

"Costumo dizer que inbound é uma metodologia que compatibiliza a forma de vender e fazer marketing à nova forma de comprar", explica Larissa. Segundo ela, inbound marketing consiste em um conjunto de estratégias que tornam a empresa facilmente encontrável por clientes que buscam, na Internet, soluções por ela oferecidas.

Para isso, a empresa deve produzir conteúdo de valor sobre seu mercado e publicá-lo em um blog próprio. Esse conteúdo deve responder perguntas que as pessoas costumam pesquisar no Google. Em seguida, ela deve oferecer materiais tão relevantes que seus leitores queiram oferecer, como moeda de troca, informações de contato, como nome e e-mail. Essas pessoas que demonstraram interesse, preenchendo formulários, são chamadas de contatos qualificados ou leads.

A partir daí a empresa dispõe de informações valiosíssimas para iniciar um relacionamento com seus contatos qualificados por e-mail marketing e redes sociais, nutrindo-os com as informações necessárias para que eles percorram o funil de vendas desde o momento do aprendizado e descoberta até a compra.

Inbound em números

De acordo com o Estado do Inbound 2017, pesquisa realizada pela HubSpot com mais de seis mil empresas em todo o mundo que utilizam a metodologia, sendo duas mil empresas na América Latina e 600 somente no Brasil, atrair visitantes para o site e transformá-los em contatos qualificados é o principal desafio enfrentado por 66% dos entrevistados. Para 42% deles, fechar negócios está mais difícil do que três anos atrás.

Publicidade paga é considerada a tática de marketing mais superestimada para 25% dos empresários, enquanto as redes sociais ficam em segundo lugar, com 17% dos entrevistados admitindo que, sozinhas, elas não trazem o retorno esperado.

Aumentar a presença orgânica na Internet (sem necessidade de investir em anúncios) é prioridade para 56% dos entrevistados para os próximos 12 meses, enquanto 48% priorizarão a produção de conteúdo para um blog.

Segundo uma pesquisa da Forrester, 82% dos compradores visualiza, em média, pelo menos 5 conteúdos da empresa escolhida para fornecê-lo a solução.

Glossário

Persona: representantes fictícios de diferentes perfis de clientes dentro de um público-alvo

Jornada de Compra: O trajeto que o consumidor percorre na Internet antes de entrar em contato com um vendedor

Funil de Vendas: Adaptação do funil de vendas para o marketing digital, é a aplicação dos processos de marketing da empresa, de acordo com as etapas da jornada de compra do novo consumidor.

Leads: Pessoas que demonstraram interesse no conteúdo oferecido pela empresa na Internet, preenchendo formulários e baixando materiais educativos.

ROI: Retorno sobre investimento feito em Marketing

Outbound Marketing: Marketing tradicional, fortemente focado em investimento em publicidade paga e prospecção ativa

Sobre a Instrutora

Larissa Veloso é consultora de Marketing Digital e especialista em Inbound Marketing. É jornalista por formação, e possui MBA em Marketing, Publicidade e Propaganda. Foi repórter dos três principais jornais amazonenses e em 2015 fundou a Bravery Marketing, agência de marketing digital focada em marketing de conteúdo e inbound marketing. Em setembro de 2016, a agência tornou-se parceira da Resultados Digitais, maior empresa de marketing digital do Brasil.

Possui certificação em Inbound Marketing pela Hubspot Academy e pela Resultados Digitais, além de certificações em E-mail Marketing, RD Station (ferramenta de automação de marketing da RD), Google
Website: http://conteudo.braverymarketing.com/workshop

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