Releases
04/12/2018 16:15

Campanha da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia busca por pessoas que possam ter mielofibrose


São Paulo - SP--(DINO - 04 dez, 2018) - A mielofibrose é um tipo de câncer mais comum em pessoas acima dos 50 anos e causado por uma mutação nas células-tronco.

Mas, o que são as células-tronco? Responsáveis pela origem de todos os tecidos, órgãos e componentes do sangue, elas são produzidas na medula óssea e conhecidas por sua capacidade de diferenciação e renovação.

Na mielofibrose, estas células passam a ter uma superfabricação, formando uma fibrose (cicatriz) na medula óssea. Este defeito genético prejudica a produção das células do sangue: glóbulos brancos, que combatem bactérias e vírus, glóbulos vermelhos, responsáveis por levar oxigênio ao organismo e plaquetas, que detém as hemorragias.

Dentre os principais sinais da doença estão:
? Cansaço excessivo e progressivo
? Aumento do baço e do fígado, acompanhado de dor ou volume abaixo da costela esquerda
? Anemia
? Emagrecimento e perda de apetite
? Dor óssea

Em alguns casos a mielofibrose pode ser silenciosa, dificultando o diagnóstico - muitos pacientes demoram até 2 anos para descobri-la. Quando os sinais aparecem, é porque a doença já está em estadiamento avançado.

Com a campanha "Procura-se", a Abrale quer orientar a população e até mesmo profissionais de saúde a respeito da mielofibrose, para que os pacientes tenham a possibilidade de tratá-la e ter uma sobrevida com qualidade.

A Abrale
Uma das mais conceituadas e importantes associações de apoio ao paciente do país, sua missão é oferecer ajuda e mobilizar parceiros para que todas as pessoas com câncer do sangue no Brasil tenham acesso ao melhor tratamento. Mais informações, www.abrale.org.br ou (11) 3149-5190.



Website: http://www.abrale.org.br

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso