Política
05/05/2024 15:24

Kora Saúde: acionistas controladores propõem saída voluntária do novo mercado e dispensa de OPA


Por Circe Bonatelli

São Paulo, 05/05/2024 - A Kora Saúde comunicou hoje que os acionistas controladores pediram a convocação de uma assembleia geral extraordinária para votar a proposta de saída voluntária da companhia do segmento especial de listagem da B3, chamado de Novo Mercado, com a dispensa da realização de oferta pública de aquisição de ações (OPA).

Com isso, a Kora migraria para o segmento básico de listagem da B3. O pedido de assembleia incluiu também como pauta a reforma e consolidação do estatuto social da companhia, sujeita à aprovação da saída do Novo Mercado.

O comunicado não informou a data de realização da assembleia. Por ora, a direção da Kora se limitou a dizer que manterá seus acionistas e o mercado em geral informados sobre o desenvolvimento do assunto.

A Kora é um dos maiores grupos hospitalares do País, com sete hospitais no Espírito Santo, dois no Tocantins e está presente ainda no Mato Grosso, Distrito Federal e Ceará.

Os controladores do grupo são os fundos Fuji Brasil Partners e Viso Advantage, detentores de 68,4% das ações. Eles enviaram uma carta à empresa na sexta-feira, 3, com as justificativas para os pedidos.

Na carta, eles afirmaram que a Kora, como outras empresas do setor de saúde, vem enfrentando um cenário difícil ao longo dos últimos anos, agravado pela crise financeira dos planos de saúde e da taxa elevada de juros no Brasil. "Devido à alavancagem atual da companhia, isso tem drenado parte fundamental da geração de caixa que deveria ser destinada à operação", escrevem.

Na avaliação dos controladores, esses desafios foram intensificados nos últimos meses e têm pressionado a cotação das ações da Kora, que acumulam quedas de 34,62% desde o começo de 2024 e de 74,63% nos últimos 24 meses.

Eles disseram ainda que a direção da companhia vem buscando reequilibrar a estrutura de capital, com alongamento do cronograma de pagamento de dívidas e busca de a gestão mais eficiente dos recursos. Entre as iniciativas perseguidas, está a maximização da geração de caixa e alternativas de captação o de recursos junto a terceiros.

"Em momentos de extrema relevância que a companhia não se veja restrita o impedida, por qualquer razão, de explorar as mais variadas medidas para a equalização de sua estrutura de capital"

Os controladores afirmaram que a participação da Kora no Novo Mercado restringe algumas alternativas disponíveis para o financiamento e a expansão de suas atividades. Como exemplo, citaram a possibilidade de captação de recursos por meio da emissão de ações preferenciais e a realização de operações de combinação de negócios com empresas nacionais e estrangeiras fora do Novo Mercado.

Eles citaram ainda que, desde o IPO, a Kora vem tendo dificuldade em manter o porcentual mínimo de ações em circulação (free float). "Tal conjuntura também gera embaraços à potencial realização de aumentos de capital privados que dependam da participação do acionista controlador (dado que o não exercício da preferência pelos demais acionistas poderia gerar desenquadramento do free float mínimo) bem como a própria adoção de outras estratégias relevantes, como eventual recompra de ações de sua emissão."

A despeito da proposta de saída do Novo Mercado, os controladores propuseram que a manutenção, no estatuto, do direito a tag along de 100% para todos os acionistas em caso de alienação do controle acionário, com o direto estendido também aos titulares de ações preferenciais caso venham a ser emitidas.

Caso aprovada a saída voluntária do Novo Mercado, os controladores se comprometeram a apresentar, em até 30 dias, pedido de registro de oferta pública de aquisição de ações visando à conversão do registro de companhia aberta, passando da categoria A para B, por preço que atenda ao requisito de "preço justo" apurado por empresa especializada, observado o limite máximo de R$ 0,87 por ação.

Na visão dos fundos, a saída do Novo Mercado e a conversão de registro permitirão que todos os acionistas tenham liquidez e que a companhia passe por uma simplificação da sua estrutura corporativa.

Contato: circe.bonatelli@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso