Política
21/04/2020 17:26

CVM/Barbosa: fechamento do mercado é algo que não passa pela nossa cabeça


Por Mariana Durão

Rio, 21/04/2020 - O presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Marcelo Barbosa, afirmou há pouco que o órgão regulador do mercado de capitais não cogita interromper os negócios na bolsa de valores ainda que cenários de alta volatilidade como os que levaram ao acionamento repetido do mecanismo de circuit breaker pela B3, em março.

“O fechamento do mercado é algo que não passa pela nossa cabeça”, disse em transmissão ao vivo realizada pelo JOTA nesta terça-feira, 21. Segundo ele, a continuidade do funcionamento do mercado é um valor a ser protegido. “O ideal é que continuem funcionando. Uma mudança desse princípio é difícil até de pensar”, disse,

Exatamente há um mês atrás a autarquia teve que soltar um comunicado para esclarecer que não existia qualquer “discussão envolvendo interrupção de negócios” na B3.

Naquele momento, agentes de mercado vinham pedindo o fechamento da bolsa por um período, por conta da forte queda do mercado como reação à crise trazida pela pandemia do coronavírus. Muitos fundos de investimentos não estavam preparados para a enorme aversão ao risco e amargaram forte queda de suas cotas.

Questionado a respeito hoje, Barbosa reafirmou o posicionamento e disse que o circuit breaker, acionado automaticamente pela B3 quando há oscilações bruscas nos preços, é um mecanismo que tem se mostrado adequado para rebalancear o mercado até que os ativos possam voltar a ser precificados de maneira confiável.

Contato: mariana.durao@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso