Política
14/07/2020 19:44

Mourão: Dados sobre desmatamento na Amazônia não serão 'escamoteados'


Por Marlla Sabino e Daniel Weterman

Brasília,14/07/2020 - O vice-presidente Hamilton Mourão garantiu nesta terça-feira, 14, que o governo será transparente em relação aos dados de desmatamento e queimadas na Amazônia. Segundo ele, os dados não serão "escamoteados" e serão apresentados mesmo que sejam "ruins". Mourão, que presidente o Conselho Nacional da Amazônia, prestou esclarecimentos sobre o tema no Senado.

"Se os dados forem ruins, nós vamos mostrar os dados, porque a mentira não pode prosperar. A mentira é péssima, a mentira quebra aquilo que é o principal entre pessoas, entre governo e seus governados, que é a confiança. Se nós não estamos atingindo os objetivos, a gente direciona as ações e busca a melhor forma de cumprir a tarefa que nos foi dada, disse.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o desmatamento da Amazônia manteve o ritmo de alta no mês de junho, mesmo com ação de militares na região desde maio. Os dados do órgão indicam a perda de 1.034,4 km² no mês de junho, alta de 10,65% em relação a junho do ano passado, quando os alertas apontaram desmate de 934,81 km².

Os dados do Inpe também apontam aumento no índice de focos de queimadas na Amazônia. Em junho, foram registrados 2.248 focos de calor no mês na região, um volume que não era atingido desde 2007 e que representa aumento de 19,57% em relação ao registrado em junho de 2019, quando 1.880 focos foram detectados.

Contato: marlla.sabino@estadao.com e daniel.weterman@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso