Política
04/03/2022 09:50

IAEA: Há confrontos próximos à usina nuclear Zaporizhzhia, mas radiação segue controlada


Por Wilian Miron

São Paulo, 04/03/2022 - Autoridades ucranianas informaram à Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA, na sigla em inglês) que na noite de ontem, muitos tanques e infantaria da Rússia invadiram o posto de bloqueio para a cidade de Enerhodar, próximo à usina nuclear Zaporizhzhia, a maior do país.

Há relatos por parte do governo ucraniano de que houve um incêndio num prédio de treinamento nas instalações da usina, mas, que, apesar dos confrontos que acontecem nas proximidades da instalação, que torna a situação crítica, não foram verificadas alterações nos níveis de radiação no local.

Em nota, o diretor-geral da IAEA, Rafael Mariano Grossi, pediu a suspensão imediata do uso da força em Enerhodar e que as forças militares que operam naquela localidade se abstenham de violência próxima às instalações de Zaporizhzhia. Além disso, ele informou que continuará consultando a Ucrânia com o objetivo de fornecer o máximo de assistência possível ao país, enquanto busca manter a segurança nuclear nas atuais circunstâncias.

Contato: energia@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

MAIS NOTÍCIAS

Política
03/03/2022 11:12
Governo/STF: PEC foi fundamental para "corrigir desequilíbrio das contas públicas"
Política
03/03/2022 11:11
Governo/STF: Novo Regime Fiscal foi fundamental para políticas na saúde e assistência social

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso