Política
08/04/2021 17:01

Rodrigo Pacheco nomeia Gustavo Sabóia como secretário-geral do Senado


Por Daniel Weterman

Brasília, 08/04/2021 - O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), nomeou o advogado Gustavo Sabóia como novo secretário-geral do Senado. A função era ocupada até o início do ano por Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho, que foi para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O cargo é estratégico. A Secretaria-Geral da Mesa é responsável por assessorar todas as decisões legislativas e regimentais do Senado e do Congresso Nacional. Cabe ao órgão, por exemplo, emitir parecer sobre a ilegalidade de atos e a inconstitucionalidade de medidas que passam pelo Legislativo, além de conduzir tecnicamente as votações.

Sabóia é servidor de carreira do Senado, ocupou cargos em gabinetes do DEM, partido de Pacheco, e também participou do governo. Em 2019, o advogado foi chefe da Assessoria Especial de Assuntos Institucionais e Internacionais do Ministério da Infraestrutura. Atualmente, ele é suplente no Conselho Nacional de Proteção de Dados Pessoais e da Privacidade e ocupava um cargo na presidência do Senado.

Em outubro de 2019, o presidente Jair Bolsonaro chegou a nomear Sabóia para a diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), mas retirou a indicação após negociar a aprovação de outros nomes com os senadores, responsável por validar a escolha para agências reguladoras.

Contato: daniel.weterman@estadao.com; nicholas.shores@estadao.com

Para saber mais sobre o Broadcast Político, entre em contato com comercial.ae@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso