Política
12/11/2017 20:42

Enem Foi "sucesso total", diz ministro da Educação


Brasília, 12/11/2017 - O ministro da Educação, Mendonça Filho, classificou há pouco o Exame Nacional do Ensino Médio de 2017 como um dos mais tranquilos da história da prova, e falou em "sucesso total" na aplicação do exame em dois domingos. "Foi um sucesso total, com pouquíssimas ocorrências", afirmou. Hoje, foram avaliados conhecimentos em Matemática e Ciências da Natureza.

Enquanto a prova era realizada em todo o País, a Polícia Federal deflagrou hoje a operação Passe Fácil, para investigar quadrilhas especializadas em fraudar concursos públicos e processos seletivos, entre os quais o Enem. A PF cumpriu 62 mandados, sendo 31 de busca e apreensão e 31 de condução coercitiva de pessoas inscritas no Enem em 13 Estados (Pernambuco, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte e São Paulo). Não houve prisões. Alvos da operação policial de hoje já vinham sendo acompanhados pela PF há alguns anos.

"O trabalho de prevenção foi bem realizado", disse o delegado Franco Perazzoni. Não houve nenhum caso de uso de escuta ou equipamentos modernos sendo utilizados em fraudes nos dois dias da prova. A PF também realizou outra operação no dia 8 deste mês, com 36 mandados em uma ação produzida pela delegacia de Juazeiro do Norte.

Em balanço divulgado nesta noite, o MEC informou que no primeiro dia de prova o índice de ausentes foi de 29,8% (2.006.825 candidatos). Hoje foram 32% os ausentes (1.156.449). Esses números só perdem para o Enem de 2009, com 37,7% de ausentes.

Em 2017, foram mais de 4,7 milhões de candidatos presentes em 20 mil locais de prova no primeiro dia e 4,5 milhões neste domingo. Dos 6,7 milhões de inscritos, 68% fizeram o Enem este ano.

Segundo o MEC, houve 853 casos de eliminação nos dois dias de prova (578 só hoje). Desses, 842 casos por descumprimento de regras do edital, como levar para a sala da prova itens que não são autorizados. Pela primeira vez no exame, foram utilizados detectores de metal. Ocorreram nove situações em que os estudantes foram eliminados pelo uso de equipamentos não autorizados.

Apenas dois foram eliminados por se recusar a coletar o dado biométrico. No primeiro dia do exame, foram registrados casos de falta de energia elétrica, e 11 casos individuais de outros incidentes. Por causa dessas situações, 3.581 pessoas poderão fazer a nova prova nos dias 12 e 13 de dezembro. O MEC ainda vai levantar o número de ocorrências de hoje.

Mendonça Filho também informou que em 2018 terá garantida a gratuidade para todos os estudantes que fizeram o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e que tiveram a pontuação mínima exigida. "Aqueles que passarem no Encceja terão garantida a gratuidade para o Enem em 2018", disse o ministro. (Daiene Cardoso)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso