Política
11/09/2017 16:03

FHC: depoimento de Palocci vai ter peso na compreensão do que aconteceu em gestões do PT


São Paulo, 11/09/2017 - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse nesta segunda-feira, 11, que o depoimento do ex-ministro Antônio Palocci ao juiz Sergio Moro "vai ter peso na compreensão do que aconteceu" nas gestões petistas. FHC lembrou que o ex-ministro da Economia era um homem que gozava da "intimidade" do governo.

Em depoimento a Sergio Moro na última quarta-feira, Palocci confirmou as acusações contra Lula em relação ao suposto esquema de propina envolvendo a compra de um terreno em São Bernardo. Palocci disse ainda que foi feito um "pacto de sangue" do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com Emílio Odebrecht. "Palocci era um homem da intimidade do governo, então isso certamente vai ter peso na compreensão do que aconteceu", argumentou.

FHC também defendeu o instituto da delação premiada, que foi colocado em cheque após a prisão de Joesley Batista da JBS. "O fato de que a pessoa foi e é um pouco fanfarrona não é suficiente para anular delação". O ex-presidente ponderou, porém, que é preciso complementar a delação com outros indícios. "Como você pode garantir que o delator não tem outro interesse? Não pode. Tem que avaliar e complementar a delação com outras delações e elementos probatórios dos materiais que houverem."

FHC defendeu a delação premiada e lembrou que o instituto foi recentemente introduzido na legislação brasileira e que está em outras democracias ocidentais. "É difícil para pessoas de outras tradições como a nossa aceitar, mas ela funciona. Funciona nos EUA e funciona bem", declarou. (Pedro Venceslau e Marcelo Osakabe)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso