Política
20/05/2023 09:26

Em comunicado, líderes G7 dizem estar 'mais unidos do que nunca p/enfrentar desafios globais’


Por Marcela Villar

São Paulo, 20/05/2023 - Os líderes do G7 acabam de publicar o comunicado oficial da reunião em Hiroshima, no Japão, na manhã desta sábado, 20. Eles dizem estar “mais unidos do que nunca para enfrentar desafios globais”. Os países-membros do grupo já haviam feito um rascunho com suas intenções, com foco na segurança alimentar.

O documento elenca seis pontos cruciais que serão priorizados pelo grupo das democracias mais ricas do mundo. Eles afirmam que tomarão medidas concretas para ajudar a Ucrânia na guerra contra a Rússia, fortalecer o desarmamento, coordenar a segurança econômica através de parcerias e conduzir a transição para economias de energia limpa.

Eles também lançaram uma Declaração de Ação de Hiroshima para Segurança Alimentar Global Resiliente com países parceiros e esperam mobilizar até US$ 600 bilhões em financiamento para infraestrutura por meio da Parceria para Investimento em Infraestrutura Global (PGII).

O documento fez duras críticas à Rússia e prometeu ajudar a Ucrânia no conflito “pelo tempo que for necessário". “Condenamos nos termos mais fortes possíveis a guerra da Rússia contra Ucrânia, o que constitui uma violação grave do direito internacional, incluindo a Carta da ONU”, diz o comunicado.

Para o G7, a guerra “representa uma ameaça para o mundo inteiro em violação de direitos fundamentais normas, regras e princípios da comunidade internacional”. “Reafirmamos nosso apoio inabalável para a Ucrânia pelo tempo que for necessário para trazer uma paz abrangente, justa e duradoura”, completa.

Contato: marcela.vilar@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso