Política
18/01/2021 17:31

Doria dá início em Campinas à vacinação da covid-19 no interior de São Paulo


Por Matheus de Souza e Jeferson Batista, especial para a AE

São Paulo, 18/01/2021 - O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), participou na tarde desta segunda-feira (18) de cerimônia no Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (HC Unicamp), onde acompanhou a primeira pessoa a receber uma dose da vacina da CoronaVac no interior.

Assim, como neste domingo (17), após a aprovação emergencial da CoronaVac e da Oxford-AstraZeneca pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Doria e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, realizaram eventos em horários coincidentes. Pazuello concedeu entrevista com o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), no mesmo momento em que o governador de São Paulo participava da solenidade em Campinas.

A técnica de enfermagem Liane Santana Mascarenhas Tinoco, de 49 anos, foi a primeira pessoa a receber a vacina produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a SinoVac no interior de São Paulo. "É um momento de esperança e gratidão. Estou muito emocionada e tenho certeza que vai dar certo. Aceitei esse convite para motivar todas as pessoas", afirmou Liane. Em Campinas, 15 profissionais de saúde do HC Unicamp foram vacinados no total com a Coronavac durante cerimônia com a presença de Doria.

De acordo com o governador, os HCs de Campinas, Botucatu, Ribeirão Preto e Marília, além do Hospital de Base de São José do Rio Preto receberão ainda hoje o imunizante. A aplicação da vacina para profissionais de saúde e populações indígenas deve começar amanhã, às 14h.

O governo do Estado informa que 4,4 mil doses foram enviadas ao HC de Botucatu (Unesp), e outras 4 mil ao HC da Unicamp. As 4 mil doses recebidas pela Unicamp serão destinadas a 2 mil profissionais, que receberão duas aplicações.

Além das pessoas que atuam na área de saúde da universidade, estudantes indígenas serão vacinados. A aluna de Letras indígena Daniela Rodrigues Andrade, 27 anos, de São Gabriel da Cachoeira (AM), foi uma das pessoas que foram vacinadas contra a covid em Campinas. Ela descobriu hoje que receberia o imunizante. "Pretendo ser um exemplo para minha família e para meu Estado, que está sofrendo muito", afirmou.

A prefeitura de Campinas não informou quando as vacinas destinadas ao município serão distribuídas nos cinco pontos criados para imunizar a população.

Contato: matheus.silva@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso