Política
22/11/2019 23:54

Lula defende 'um pouco de radicalismo' e diz que 'polariza é quem vai ao 2.º turno'


Por André Ítalo Rocha

São Paulo, 24/11/2019 - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou mais uma vez que o PT vai lutar para ser o protagonista da esquerda nas próximas eleições. “Polariza quem disputa, quem vai ao segundo turno, se ficar de fora não vai a lugar nenhum”, disse. Em seguida, afirmou que o partido polarizou em todas as eleições presidenciais que disputou, de 1994 a 2018. Virou-se para Fernando Haddad, candidato do partido na eleição do ano passado e derrotado no segundo turno, e disse: “parabéns pela polarização (em 2018)”.

A declaração foi dada em discurso feito na abertura do 7º Congresso Nacional do PT, que ocorre em São Paulo, na Casa de Portugal. Lula está em liberdade, após ter ficado 580 dias preso na sede da Polícia Federal, em Curitiba. Ele foi condenado em duas instâncias por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá, mas foi solto há duas semanas após o Supremo Tribunal Federal (STF) votar a favor de entendimento de que condenados só poderão ser presos depois de esgotados todos os recursos.

Após criticar Juan Guaidó, reconhecido pelo governo brasileiro como o presidente da Venezuela, Lula afirmou que um “pouco de radicalismo” faz bem. “Chamam a gente de radical, não somos, mas deveríamos ser. Um pouco de radicalismo faz bem à alma”.

Contato: andre.italo@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso