Economia & Mercados
26/04/2019 12:19

BC/Baldini: crescimento do crédito continua impulsionado pelo crédito livre


Por: Fabrício de Castro

Brasília, 26/04/2019 - O chefe-adjunto do Departamento de Estatísticas do Banco Central, Renato Baldini, afirmou hoje que há uma tendência de recuperação gradual do crédito que é observada desde o segundo semestre de 2017. "O crescimento do crédito continua impulsionado pelo crédito livre", acrescentou, ao apresentar as estatísticas referentes ao mês de março.

Conforme o BC, o saldo de crédito livre subiu 1,4% em março ante fevereiro e apresentou elevação de 11,5% nos 12 meses até março. Baldini pontuou que, em março, também ocorre uma sazonalidade: passado o carnaval, as empresas buscam mais crédito, o que eleva as operações com recursos livres.

O cenário para o crédito direcionado, porém, ainda é de dificuldades. Os dados do BC mostraram que, em março, o saldo de crédito direcionado mostrou estabilidade ante fevereiro. Nos 12 meses
encerrados em março, há retração de 0,5%. "Houve forte contração no crédito direcionado desde 2017, mas a tendência é de se caminhar para a estabilização", comentou Baldini.

Ao tratar do crédito total (livre mais direcionado), Baldini pontuou que o avanço de 5,7% nos 12 meses até março é a maior desde janeiro de 2016, quando houve avanço de 6,2%.

Concessões
Os números do BC mostraram ainda que as concessões de crédito total subiram 4,4% em março. No caso do crédito livre, o avanço foi de 4,8%. Baldini destacou que o avanço nas concessões ocorreu apesar de março ter tido um dia útil a menos que fevereiro, em função do carnaval. "Isso é esperado, por conta da maior procura das empresas por crédito a partir de março", disse.

Se forem excluídas as modalidades de crédito rotativo (cartão e cheque especial), as concessões de crédito livre para pessoas físicas indicam alta de 20,8% em 12 meses. "Essa alta é um indicador que parece sólido de recuperação do mercado de crédito para pessoas físicas", disse Baldini.

Contato: fabricio.castro@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso