Economia & Mercados
27/11/2020 09:20

Nasce a BR Rating, primeira agência de avaliação de governança do País


Por Beth Moreira

São Paulo, 26/11/2020 - Criada por um time de quatro consultores com experiência no mercado de capitais e em conselhos de grandes empresas listadas, começou a operar neste mês a primeira agência de classificação de risco e avaliação dos sistemas de governança corporativa do Brasil, a BR Rating.

A metodologia usada pela nova agência levou dois anos para ser construída e envolve a análise de 92 práticas de governança. Segundo o sócio fundador da BR Rating, Olavo Rodrigues, o processo é aplicado de forma independente e visa a atender aos interesses dos acionistas, mercado e demais stakeholders. Além da avaliação, a agência também aponta caminhos para a adequação das empresas aos mais elevados padrões de Governança.

A análise envolve a identificação dos aspectos positivos e pontos de melhorias no sistema de governança corporativa; a avaliação do grau de transparência em uma empresa e a compreensão sobre como a administração está promovendo os interesses dos acionistas.

"Este ainda é um mercado inexplorado, mas ao obter o rating de governança, a empresa fornece a seus investidores um melhor suporte de decisão, o que no médio prazo leva a um maior valor de mercado, amplia seu acesso ao crédito em geral e atrai conselheiros e executivos, pois muitos talentos buscam empresas com boa reputação", avalia o sócio Marcos Rodrigues.

Cada vez mais presentes no dia a dia das organizações e usadas como critério de escolha para investimentos e parceria de negócios, as atividades ligadas à governança corporativa movimentam atualmente cerca de US$ 21,72 bilhões no mundo e devem aumentar para US$ 57,57 bilhões até 2026, de acordo com o relatório Risco Governança Corporativa e Compliance da Fortune Business Insights.

O mapeamento e o diagnóstico da BR Rating baseiam-se na análise documental, evidências e entrevistas com os agentes envolvidos no tema governança. A classificação possui 8 escalas, agrupados em 4 grupos, sendo: práticas iniciais (D e CCC); práticas regulares (B e BB); boas práticas (BBB e A); e excelentes práticas (AAA).

A divulgação a mercado da nota depende do interesse da companhia. Cada processo tem prazo médio de seis semanas, envolvendo quatro consultores, dependendo do tipo e tamanho de cada organização. No momento duas reconhecidas empresas já estão desenvolvendo este projeto com a BR Rating, uma do setor de metalurgia e outra do segmento de varejo.

Contato: beth.moreira@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso