Economia & Mercados
13/01/2022 08:36

Empregados da Eletrobras aprovam greve por tempo indeterminado a partir do dia 17


Por Denise Luna

Rio, 12/01/2022 - Os empregados da Eletrobras decidiram há pouco em assembleia realizar greve por tempo indeterminado a partir de 17 de janeiro. O protesto se deve a mudanças no plano de saúde da estatal em meio ao processo de desestatização. A partir de fevereiro, o desconto do custo do plano de saúde para os empregados passa dos atuais 10% para 40%.

Esta semana, a Eletrobras decidiu adiar a volta ao trabalho presencial, que aconteceria no último dia 3, devido ao agravamento da crise sanitária com o surgimento da variante Ômicron. Por este motivo, para os empregados em home office a indicação da Associação dos Empregados da Eletrobras (Aeel) é de que os computadores e telefones celulares funcionais sejam desligados.

Na área operacional serão realizados turnos para manter a operação em funcionamento. Segundo o presidente da Aeel, Emanuel Torres, entram em greve a holding Eletrobras, Furnas e Cepel.

A greve foi aprovada no dia 7 de janeiro, quando a Aeel informou que tentaria negociar com a empresa a manutenção do desconto de 10%, ainda praticado este mês, mas não teve sucesso.

Segundo a Aeel, a redução da participação da estatal no plano de saúde tem como pano de fundo a capitalização da Eletrobras, a fim de entregar uma empresa mais "enxuta" para os próximos acionistas.

contato:denise.luna@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso