Economia & Mercados
22/03/2018 11:54

MME/Coelho Filho: Petrobras possivelmente receberá algum valor da cessão onerosa


Rio, 22/03/2018 - O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, informou que deixa o governo no dia 5 de abril, para concorrer a deputado federal pelo MDB, e que no dia 6 já pretende estar Câmara dos Deputados defendendo a privatização da Eletrobras. "Queremos levar uma verdade ao debate, quero desmistificar algumas questões. Eu respeito quem é contra, que acha que o modelo do estado tem que estar metido em tudo. O que não dá para ouvir é que a gente vai privatizar a água do rio São Francisco", disse no evento "Agenda Setorial 2018 - Reforma Setorial e Perspectivas".

Ele afirmou que a decisão sobre o nome que vai substituí-lo no MME é do presidente Michel Temer, mas que está empenhado em defender um nome que possa dar continuidade à agenda até o dia 31 de dezembro, inclusive dando uma solução para a cessão onerosa, a tempo de realizar um leilão com o volume de petróleo excedente desta área de petróleo, localizada no pré-sal da bacia de Santos.

"Tem a expectativa, sim, de fechar um entendimento com a Petrobras, não vai ser antes de eu sair, vai ser no grupo de trabalho", explicou o ministro. "Os volumes são bastantes significativos, tem vários fatores para levar em conta, mas na verdade é questão de acertar o número, porque o óleo lá é suficiente para poder se pagar alguma coisa à empresa e para que a União realize o leilão do excedente", afirmou.

Perguntado se já está resolvido se a Petrobras será credora, o ministro respondeu que "possivelmente receberá algum valor, mas qual o tamanho deste valor é que a gente precisa definir, e o tamanho desse valor é que vai determinar o que sobra para fazer o leilão", informou.

Ele disse que o leilão poderá ser realizado no segundo semestre, informação passada a ele pelo secretário de petróleo e gás do MME, Márcio Felix. "Marcio disse que o leilão pode ser no segundo semestre, se fechar esses valores nas próximas semanas". concluiu.
(Denise Luna-denise.luna@estadao.com)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso