Economia & Mercados
05/02/2019 11:10

Nissan antecipa reunião de acionistas para remover Carlos Ghosn do conselho


A Nissan planeja remover de seu conselho de administração, em uma reunião extraordinária de acionistas marcada para abril, o brasileiro Carlos Ghosn, destituído da presidência da montadora no final de novembro. Ghosn, que está preso em Tóquio desde 22 de novembro por supostas irregularidades cometidas na Nissan, será substituído pelo presidente da Renault, o francês Jean-Dominique Senard.

A convocação para a reunião extraordinária foi feita pela Renault. Ghosn foi um dos três executivos indicados pela companhia francesa nomeados para o conselho da Nissan. Normalmente, a reunião anual dos acionistas da Nissan ocorre no final de junho, mas a empresa concordou em antecipar a reunião para abril com o objetivo de substituir Ghosn.

Também será substituído o executivo Greg Kelly, membro do conselho da Nissan que foi preso com Ghosn em novembro. Os promotores de Tóquio acusaram Ghosn e Kelly de mascarar os rendimentos do brasileiro durante oito anos de relatórios financeiros da Nissan. Ghosn também é acusado de elaborar esquema para que a Nissan pagasse uma dívida pessoal à empresa de um amigo saudita que o ajudou com problemas financeiros. Ambos os executivos negam as acusações.

Embora Ghosn tenha sido removido da presidência da Nissan no final do ano passado, ele ainda é membro do conselho porque a destituição de conselheiros só pode ocorrer com o voto dos acionistas. A Nissan ainda não definiu quem substituirá o brasileiro na presidência da montadora. Fonte: Dow Jones Newswires.
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso