Economia & Mercados
22/10/2021 09:53

Exclusivo: Rede Social "Kwai" vai estrear no comércio ao vivo com a Casas Bahia


Por Talita Nascimento

São Paulo, 22/10/2021 - O Kwai, aplicativo de criação e compartilhamento de vídeos curtos, vai passar a realizar vendas por meio de transmissões ao vivo - o chamado "live commerce" - no Brasil. O lançamento será nesta sexta-feira, 17, com uma live da Casas Bahia no aplicativo.

Na nova ferramenta da plataforma, é possível adquirir produtos sem precisar sair da transmissão. Esse tipo de solução já existe em aplicativos como o OOOOO, da Americanas S.A. e ferramentas como a Stream Shop. Em redes sociais, a Kwai afirma ser pioneira com a solução.

A Kuaishou, empresa desenvolvedora do Kwai, é hoje a segunda maior plataforma de live commerce do mundo. Em 2020, mais de 1,7 bilhão de sessões de streaming ao vivo foram hospedadas no aplicativo da empresa. Como resultado, o volume bruto de mercadoria (GMV) total de transações de comércio eletrônico intermediadas pela plataforma chegou a cerca de US$ 50 bilhões em 2020.

A empresa não deixa claro como a realização de lives gera dinheiro para a plataforma e afirma que, no momento, não cobra taxa sobre os produtos vendidos nas transmissões. "O livestream e-commerce é uma das fontes de receita da empresa. Mas por ser uma funcionalidade recém-chegada ao país e já ter uma grande procura, inicialmente os parceiros interessados precisarão seguir critérios comerciais e técnicos definidos para cada projeto junto ao time do Kwai", diz Paulo Fernandes, diretor de Vendas para as Américas do Kwai. Em 2022, a rede pretende abrir a funcionalidade a todas as empresas com perfil na plataforma, inclusive as pequenas e médias.

Considerado pela Kuaishou como um dos mercados prioritários da empresa no mundo, o Brasil foi eleito o primeiro país fora da China a implementar a novidade. "No Brasil, segundo dados da ComScore, o Kwai tem hoje uma audiência bastante diversa, com 45,4 milhões de usuários ativos na média mensal, que inclui pessoas com mais de 20 anos e com uma boa penetração em todo o País. Essa é uma base de usuários muito interessante para os parceiros, pois esses consumidores já estão organicamente na plataforma pelo conteúdo", diz Fernandes.

Contato: talita.ferrari@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso