Economia & Mercados
02/02/2022 17:52

Exclusivo: Vem Conveniência dá estrutura e preço à Vibra e capilaridade à Americanas


Por Fernanda Nunes

Rio, 01/02/2022 - A distribuidora de combustíveis Vibra e a rede de lojas de departamento Americanas se juntaram para criar a Vem Conveniência, uma empresa que nasce para oferecer soluções mais rápidas, baratas e personalizadas, sobretudo aos consumidores domésticos. Esse nicho ganhou força com a covid-19 e expansão do home office. Sob o guarda-chuva da Vem estão a BR Mania e a Local, lojas de conveniência das duas empresas. Com essa parceria, num futuro próximo, quem comprar no site da Americanas poderá retirar sua encomenda em uma das 1,2 mil lojas dos postos Petrobras, por exemplo.

Essa facilidade deve estar disponível a partir do segundo semestre, quando a parceria atingir maturidade suficiente para alcançar o ambiente virtual. Num primeiro momento, as mudanças ocorrerão nas lojas físicas. As primeiras mudanças ficarão perceptíveis em dois ou três meses. Quem entrar na BR Mania, por exemplo, vai encontrar produtos de reposição da dispensa da casa e não apenas itens de consumo imediato, como cafezinho e biscoito, que tendem a ser vendidos a preços menores do que os atuais.

Já a Local vai passar a oferecer alimentação e ainda vai ter a gestão repaginada para que as lojas tenham personalidade própria, independente da Americanas, e ainda sejam oferecidas como franquias.

De um lado da parceira está a Vibra, com uma capilaridade dos seus postos capaz de atingir milhões de pessoas. Do outro, a Americanas entra com uma complexa estrutura logística, essencial para reduzir custos e baratear os produtos. “É incrível a potência, quando se junta a alta circulação de consumidores da rede da Vibra com as soluções que a Americanas é capaz de oferecer”, afirmou ao Broadcast Natália Cid, presidente da Vem.

Desde que foi privatizada, no ano passado, a distribuidora de combustíveis tem apostado na formação de parcerias para crescer e agregar valor aos seus produtos e serviços. Já a rede de lojas de departamento quer ampliar seu negócio e tem interesse especial no segmento de franquias.

Na próxima semana, 15 lojas começam a ter a gestão centralizada na Vem, um processo que se estenderá a toda rede até maio. O foco no atual estágio é concentrar o faturamento na Vem. Os números mais detalhados do negócios serão definidos em cerca de um mês, após a aprovação do plano estratégico da nova empresa. “Nossa meta é ter um faturamento ambicioso”, acrescentou Cid.

O passo seguinte será avançar pelo ambiente virtual e lançar a franquia da Local, o que deve acontecer ainda neste ano. “Vamos estudar e modelar a abertura da franquia e buscar orçamento neste ano para que ela ocorra no ano que vem. O ano de 2022 não vai ser fácil, em razão de conjuntura macroeconômica. Então, é melhor lançar no ano que vem”, disse a presidente da Vem Conveniência.

Os próximos três meses serão consumidos também na estruturação da empresa, com a contratação de cerca de 150 profissionais, 60 deles para trabalhar no escritório que funcionará na cidade do Rio de Janeiro.

Contato: fernanda.nunes@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso