O Santander lançou nesta segunda-feira o Santander Trade, uma plataforma destinada a estimular o ingresso e a participação das empresas brasileiras no comércio internacional. Segundo o banco, o serviço, que é gratuito, já é oferecido em outros mercados onde a instituição está presente, como Espanha, Portugal, Reino Unido, Polônia, Estados Unidos, México e Chile.
O portal Santander Trade, de acordo com a instituição, dá acesso a um banco de dados com mais de 25 mil estudos de mercado, 10 mil links com informações sobre 186 países, 2 mil diretórios de empresas em mais de 150 países, e listas com mais de um milhão de processos de licitação em andamento. "As empresas associadas ainda recebem atualizações periódicas de dados de mais de 120 países, mercado de câmbio, cotações e regulamentação de comércio exterior", informa.
As companhias que se cadastrarem no Club Santander Trade passam a integrar uma rede que reúne clientes do grupo nos vários mercados em que o banco atua. Os associados também podem participar de um programa online de formação em comércio exterior de 40 horas oferecido pela Câmara de Comércio Internacional (CCI), em espanhol, inglês e português. O limite é de dois participantes por empresa, que recebem, ao fim do curso, um certificado da CCI. Além disso, os clientes poderão complementar seus conhecimentos sobre o tema em diversos seminários online oferecidos pelo programa.
"A ideia é que as empresas sejam capazes, ao acessar a plataforma, de encontrar tudo o que precisam para iniciar ou aprofundar relações com parceiros em outros países", afirma, em nota, o superintendente executivo de Produtos de Varejo do Santander, Paulo Duailibi. "E o banco se apresenta como o parceiro global capaz de oferecer aos clientes todos os serviços financeiros para dar suporte às operações."