Economia & Mercados
08/09/2021 17:41

Casa Branca critica setor de processamento de carne e menciona ações antitruste


Autoridades da Casa Branca criticaram o que avaliam como "falta de competitividade" no setor de processamento de carne dos Estados Unidos e anunciaram medidas para fortalecer a fiscalização antitruste nesse mercado. Durante uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira, o diretor do Conselho Econômico Nacional, Brian Deese, disse que companhias como a JBS têm aumentado preços durante a pandemia de covid-19 enquanto distribuem dividendos aos acionistas e recompram ações.

"As processadoras de carne estão gerando lucros recordes durante a pandemia, às custas dos consumidores, agricultores e pecuaristas", afirmou Deese. Segundo ele, ainda que fatores como o aumento da demanda tenham contribuído para a alta nos preços de carnes, esses aumentos são causados principalmente pela falta de concorrência no setor.

Deese frisou que o mercado de processamento de carnes é controlado por quatro conglomerados. "É por isso que a administração Biden-Harris está tomando medidas ousadas para fazer cumprir as leis antitruste", afirmou. Ao criticar as empresas, ele disse que a "pandemia do lucro" prejudica os consumidores.

O diretor do Conselho Econômico Nacional também informou que a Casa Branca tomará medidas para reprimir a fixação ilegal de preços, fornecerá alívio financeiro a pequenos produtores, trabalhará com o Congresso para tornar esses mercados "mais justos" e apoiará agricultores e pecuaristas contra os efeitos da mudança climática.
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso