Economia & Mercados
11/10/2020 14:19

Update coronavírus: EUA registra 54 mil novos casos; Navarra e Catalunha anunciam restrições


Washington, Madri e Teerã, 11/10/2020 - Os Estados Unidos registraram 54 mil novos casos de coronavírus neste domingo, marcando o quarto dia consecutivo de registro diário de infecções acima de 50 mil. O avanço da doença acontece enquanto se vê uma retomada de esforços no país para estabelecer corredores de viagens com destinos internacionais.

Foram 54.639 casos confirmados, elevando o número de casos nos EUA para mais de 7,7 milhões, de acordo com dados compilados pela Universidade Johns Hopkins no domingo. O número de mortos no país chegou a mais de 214 mil.

Globalmente, foram registrados mais de 229 mil novos casos, atingindo um total de mais de 37 milhões de infectados, de acordo com Johns Hopkins. Mais de um milhão de pessoas morreram com o vírus.

Na Espanha, as províncias de Navarra e Catalunha, que nos últimos dias viram aumentar os casos de coronavírus em seus territórios, anunciaram novas restrições para tentar conter o índice de infecções. A região é a comunidade autônoma com a maior incidência cumulativa do vírus, 675 casos por 100.000 habitantes de acordo com o último relatório do Ministério da Saúde, quase três vezes a média espanhola (258).

Segundo o El País, as restrições, anunciadas pela presidente da província de Navarra, María Chivite, não incluem mobilidade, embora não se exclua seu anúncio caso a situação não melhore. Bares e restaurantes devem fechar às 22h e dentro dos estabelecimentos a lotação ficará restrita a 30%. Também são proibidas reuniões, públicas ou privadas, de mais de seis pessoas.

Já a Catalunha pode decretar restrições à mobilidade, conforme anunciado esta manhã pelo seu Secretário de Saúde Pública em uma entrevista de rádio. "Semanas muito difíceis virão", disse ele.

O Irã atingiu hoje o maior número de mortes causadas pelo coronavírus em um dia: 251. Segundo o porta-voz do Ministério da Saúde, Sima Sadat Lari, o número total de mortos pela doença no país agora é de 28.544, tornando o Irã o país mais duramente atingido em sua região. O recorde diário anterior de 239 mortes aconteceu apenas quatro dias antes.

As autoridades relataram 3.822 novas infecções por covid-19 confirmadas nas últimas 24 horas, elevando o total durante a pandemia para 500.075. Entre os infectados recentemente está o chefe da organização de energia atômica do Irã, o último oficial sênior a testar positivo para o vírus.

O governo tem resistido em grande parte à impor bloqueios em larga escala à medida que a economia oscila com as contínuas sanções econômicas dos EUA que efetivamente impedem o Irã de vender seu petróleo internacionalmente. A moeda do Irã caiu para seu menor nível de todos os tempos neste domingo.

Fonte: Associated Press e Dow Jones Newswires
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso