Economia & Mercados
14/09/2022 09:03

NielsenIQ/Ebit: e-commerce atinge marca de R$ 118,6 bi em vendas no 1º semestre


Por Isabela Moya

São Paulo, 14/09/2022 - O e-commerce brasileiro bateu a marca de R$ 118,6 bilhões em vendas no primeiro semestre de 2022, de acordo com o relatório Webshoppers 46, elaborado pela NielsenIQ|Ebit, em parceria com a Bexs Pay. O valor corresponde a uma alta de 6% em comparação com o mesmo período de 2021. O destaque se mantém com a categoria de alimentos e bebidas e produtos de giro rápido.

"O crescimento do consumo nesse semestre é tímido se comparado com o crescimento de 2020 para 2021, quando tivemos uma alta de 47%, mas o volume de vendas ainda é muito expressivo e reforça que o e-commerce veio para ficar, sobretudo, na compra de produtos de giro rápido", afirmou em nota o head de e-commerce da NielsenIQ|Ebit, Marcelo Osanai. "Cada vez mais o consumidor opta por fazer compras online para abastecer suas moradias com alimentos, bebidas, produtos de higiene pessoal, ou seja, esses produtos de baixo custo e alto giro", acrescentou.

Há também alta na quantidade de pessoas que aderiram ao modelo de consumo online. De acordo com a pesquisa, atualmente constam 49,8 milhões de compradores online no Brasil, o que representa uma alta de 18% na comparação do primeiro semestre de 2022 com o mesmo período do ano anterior.

O tíquete médio, no entanto, apresentou retração no período analisado pela pesquisa. Entre os consumidores recorrentes, houve uma queda de 7% no comparativo semestral. Já entre os consumidores novos, a queda foi maior, com baixa de 10%. No enquadramento que considera todos os consumidores digitais, a queda foi de 8%.

A categoria de Alimentos e Bebidas continua com destaque. Segundo o levantamento, a variação de pedidos entre o primeiro semestre de 2022 e o mesmo período de 2021 foi de 128%. Além disso, a avaliação da importância desses produtos dobrou, saindo de 6% no primeiro semestre de 2021, para 12% no mesmo período de 2022.

Em segundo lugar na variação de pedidos entre os dois períodos ficou a categoria de Perfumaria e Cosméticos (24%), seguida pelo grupo Bebês e Cia (17%) e Saúde (15%).

Cross Border

No primeiro semestre de 2022, 54% dos brasileiros que fazem compras online optaram por realizar suas operações em plataformas de empresas estrangeiras. A líder no top 5 das companhias mais procuradas foi a Shopee, com 42% das indicações dos respondentes. Em seguida, ficaram posicionadas Aliexpress (34%), Amazon (31%), Shein (16%) e Wish (7%).

Ainda nessa análise, as categorias de Moda e Acessórios (28%) e de Eletrônicos (24%) têm o maior destaque. Em seguida, vem as categorias de Informática (18%), Casa e Decoração (17%) e Brinquedos e Games (9%).

"O segmento cross-border vem conquistando ano após ano novos consumidores e promete aumentar sua representatividade no e-commerce brasileiro. Maior eficiência nas lojas cross-border, prazos de entrega sendo expressivamente reduzidos, suporte local, e uma ampla gama de meios de pagamento do Brasil, são alguns dos principais fatores que fizeram crescer a confiança dos e-shoppers para o consumo além das fronteiras brasileiras", afirma o CEO da Bexs Pay, Luiz Henrique Didier Jr.

Mobile

O uso de aparelhos como smartphones e tablets para a compra de artigos online teve uma leve queda na comparação entre o primeiro semestre de 2022 com o mesmo período do ano imediatamente anterior. De acordo com a pesquisa, a porcentagem de consumidores que realizaram pedidos por meio de aparelhos mobile caiu de 53,9% para 53,8%. Na comparação que considera o índice Gross Merchandise Volume ou Volume Bruto de Mercadoria (GMV, sigla em inglês) para aparelhos mobile, a queda foi maior. Saiu de 48,5% para 48%.

Ainda assim, o uso de mobile para compras online ainda é o principal meio de compra no país, sendo responsável por 54% dos pedidos. Na divisão por regiões, a tendência se mantém, com destaque para a região Norte, que aumentou a porcentagem que mede a importância da compra via dispositivo móvel de 61% para 67%, na comparação entre o primeiro semestre de 2022, com o mesmo período de 2021.

Presença feminina

Dados do levantamento apontam que as mulheres aumentaram a presença no número de pedidos de e-commerce para 56,9% no primeiro semestre deste ano (contra 56,4% na primeira metade do ano passado). "Isso significa que o público feminino gasta menos, mas compra mais itens", explicou Osanai.

Jornada

Redes sociais, sites de busca e digitar o nome da loja são os principais impulsionadores da jornada dos shoppers para iniciar uma compra online. Na categoria de Alimentos e Bebidas, por exemplo, quando questionados sobre “como chegaram a essa loja”, 17% dos entrevistados responderam “redes sociais”, enquanto outros 17% disseram que digitaram o nome da loja. No setor de Bebês e Cia, a motivação via redes sociais foi ainda maior, alcançando 31% do público.

Contato> isabela.moya@estadao.com
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