Economia & Mercados
28/02/2018 07:16

Carrefour Brasil tem lucro recorde de R$ 1,4 bilhão em 2017, alta de 12,4%


O Carrefour Brasil divulgou que teve lucro líquido de R$ 1,4 bilhão em 2017, o maior de sua história e 12,4% superior ao do ano anterior. A geração de caixa atingiu R$ 1,1 bilhão em 2017, em função da melhora no capital de giro, explicou o Carrefour.

No quarto trimestre, o lucro líquido atribuído aos acionistas controladores foi de R$ 596 milhões, alta de 11,1% sobre o mesmo período de 2016. No ano, cresceu 36,2%, a R$ 1,6 bilhão, incluindo créditos não recorrentes de ICMS-ST contabilizados na linha de outras receitas (despesas). Sem esses itens, o resultado seria de R$ 1,4 bilhão em 2017, o que o Grupo Carrefour Brasil considera ser o maior de sua história e 12,4% superior ao do ano anterior.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado consolidado teve aumento de 2,8% para R$ 1,118 bilhão no quarto trimestre, com margem de 8,6%, ligeiramente menor que a de 8,7% no mesmo período do ano anterior. No exercício anual, o Ebitda ajustado cresceu 4,0% ante 2016 para R$ 3,516 bilhões, com margem de 7,4%, também 0,1 ponto porcentual abaixo.

Em informe de resultados, a administração explica que o ajuste se deve ao fato de que no quarto trimestre de 2016, o Carrefour Varejo reconheceu R$ 24 milhões de ganho de IPTU de anos anteriores, cujos efeitos são excluídos no Ebitda e nas despesas consolidadas com vendas, gerais e administrativas.

A receita líquida consolidada ficou em R$ 13,717 bilhões no quarto trimestre, 4,2% maior, e no ano totalizou R$ 50,280 bilhões, 5,8% acima de 2016, "apesar do forte impacto da deflação de alimentos", destaca o documento.

As vendas brutas, excluindo-se gasolina, subiram 5,3% no quarto trimestre, a R$ 13,6 bilhões, e avançaram 7,2% em 2017, totalizando R$ 49,7 bilhões. O Atacadão representou cerca de 65% das vendas consolidadas em 2017, ante 64,3% em 2016.

O resultado financeiro líquido total no quarto trimestre foi negativo em R$ 65 milhões, redução de 75,5% em relação ao mesmo intervalo do ano anterior, e em 2017 a despesa também foi menor que em 2016, em 15,5%, para R$ 660 milhões.

No ano de 2017, o capex (investimento) cresceu 1,2% para R$ 1,808 bilhão, com abertura de 68 lojas - a maior parte delas em conveniência - e aumento de cerca de 5% na área de vendas. Do capex total, 47% foi destinado a expansão e 20% a reforma de lojas. O total de lojas do grupo ao final de 2017 era de 634, ante 566 em dezembro de 2016.
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