Economia & Mercados
09/11/2021 14:35

Ministro das Minas e Energia diz que não há indicação de problemas de racionamento e apagão


09/11/2021 12:27:41 - AE ENERGIA
Por Marlla Sabino

Brasília, 09/11/2021 - O Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou nesta terça-feira, 9, que não há indicações de que o País tenha problemas em termos de racionamento ou até mesmo apagão de energia por conta da grave crise hídrica. Ele indicou que as perspectivas para os próximos meses são positivas devido ao início do período de chuvas.

"As medidas adotadas permitiram que o País permanecesse com a segurança energética e com fornecimento de energia para todos os consumidores", afirmou durante audiência pública no Senado.

O ministro afirmou ainda que as medidas emergenciais estabelecidas pelo governo nos últimos anos também visavam garantir a segurança do fornecimento de energia em 2022. Segundo ele, o País deve chegar em condições mais tranquilas no próximo período seco. A expectativa é que o Brasil chegue em maio com 42,6% da capacidade de armazenamento dos reservatórios.

"Se nós tivermos a mesma escassez hídrica, que foi a pior nos últimos 90 anos, nesse período úmido que começou agora, nós vamos chegar com 42,6% em maio de 2022, o que nos permite a governança com certa tranquilidade em relação ao ano de 2022", disse. "E se as condições forem iguais a média histórica nós vamos chegar com 51,1%. Ou seja, em condições bem mais tranquilas."

contato: marlla.sabino@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso