Economia & Mercados
13/10/2021 08:19

Especial: Do pop ao luxo com 'tudo incluso': carro por assinatura custa de R$ 1 mil a R$ 5 mil


Por Juliana Estigarríbia

São Paulo, 08/10/2021 - O conceito de uso em vez da posse chegou ao setor automotivo. O carro por assinatura promete eliminar preocupações com manutenção, licenciamento, IPVA, seguro e custos de depreciação, sem a necessidade de grande desembolso inicial. No contexto atual, de preços dos carros novos nas alturas, a expectativa é que o serviço seja uma alternativa mais vantajosa para o consumidor. Os contratos variam, em média, de R$ 1 mil a R$ 5 mil por mês e as opções vão de compactos de entrada até modelos premium. Locadoras apostam que o segmento vai crescer muito no Brasil, com potencial para se tornar um grande destaque dentro da locação.

O mercado de carro por assinatura é relativamente novo no Brasil. Entre as grandes locadoras, o serviço está completando, em média, um ano de existência. “Além de ser a maior avenida de crescimento para os próximos anos, o carro por assinatura tem potencial de se tornar o maior mercado dentro da locação”, afirma o diretor executivo da Movida, Rafael Tamanini. Sem abrir números, ele relata que a unidade “já tem uma força muito grande dentro da empresa.”

O serviço de carro por assinatura Movida Zero KM iniciou as operações em meados de abril de 2020 e, segundo Tamanini, a maior barreira para expansão tem sido difundir a cultura do uso em vez da posse, especialmente porque, no setor automotivo, as cifras envolvidas são altas. “O principal desafio do serviço é chegar até o cliente, mostrar como é bom, mas confiamos muito na nossa experiência”, diz.

De acordo com o diretor de gestão de frotas da Localiza, João Andrade, a moçada está menos apegada ao bem e quer comodidade - um grande apelo do carro por assinatura. “É uma mudança de comportamento. Pesquisas nos mostraram que as pessoas não querem interação com oficina, principalmente a geração mais nova, que quer facilidade. Nosso serviço oferece o automóvel, sem a dor de cabeça de ter um.”

A Localiza completou, em setembro, um ano do serviço, batizado de Localiza Meoo, que deriva justamente do pronome possessivo. “Este é um segmento interessante, que vem crescendo muito”, diz Andrade. Segundo ele, a lógica do negócio é a de que não há investimento inicial nem custo de financiamento. “A Localiza sabe como gerir custos da maneira mais otimizada possível", diz. "Muitas vezes, os proprietários perdem dinheiro com depreciação e nós temos conhecimento e capacidade para comprar e vender bem.”

Condições

Os serviços de carro por assinatura têm alguns pontos em comum, mas vale ficar alerta para as cláusulas do contrato. Uma delas é a franquia de quilometragem, a partir de 1.000 quilômetros mensais. Para cada quilômetro adicional rodado, há uma cobrança extra pré-estabelecida.

As condições variam ainda dependendo da empresa. No caso da Movida, por exemplo, se o cliente rodar além do contratado em determinado mês, pode compensar em outro, rodando menos. “Temos um produto bastante flexível”, diz Tamanini.

Já as manutenções preventivas estão incluídas na mensalidade, mas vale ficar alerta para as corretivas. No caso da Unidas, os reparos são cobrados à parte, após a realização, e só podem ser feitos em oficinas credenciadas da locadora.

O pacote da Localiza inclui tanto manutenções preditivas quanto corretivas, sem cobrança de qualquer tipo de franquia. Caso o cliente deseje um carro reserva enquanto o “seu” está na oficina, a prática de mercado é exigir uma contratação adicional.

Para o seguro, os pacotes não têm necessariamente cobertura de terceiros, o que também vale checar na hora da contratação. A Localiza, por exemplo, tem esse serviço incluído na assinatura.

Modelos e preços

A oferta de modelos é variada e sempre parte de compactos de entrada, os “populares” de outrora. Os preços são a partir de R$ 1 mil mensais e quanto maior o tempo de contrato (36 ou 48 meses), mais barata é a mensalidade.

Na Unidas, o BMW X1, por exemplo, sai a partir de R$ 5.899 por mês na assinatura. Para compra, o valor sugerido de mercado é a partir de R$ 269.950. Na Localiza, Andrade afirma que os contratos são feitos sob medida e a empresa trabalha com todas as marcas. No caso de modelos premium, os contratos saem em torno de R$ 5.250 mensais. Como opções, o Audi A4 e o BMW 320, que não saem por menos R$ 279 mil na aquisição.

Já na Movida, o Volvo XC60 híbrido está em promoção, nesta semana, por R$ 4.590 mensais nos três primeiros meses, mas depois salta para R$ 9.200 até o 36º mês. Para compra, o modelo custa a partir de R$ 380 mil. A precificação dos contratos é dinâmica e, por isso, os preços podem mudar de acordo com oferta e demanda.

Para Tamanini, o momento é bom para o negócio. “Com o desembolso inicial para compra de carro novo aumentando, a assinatura torna-se vantajosa", diz. "Ninguém sabe como vai estar o mercado no futuro."

Andrade, da Localiza, reforça o argumento do carro novo sempre. “Nossos veículos têm telemetria, lembramos proativamente o cliente sobre a manutenção. Inclusive, no nosso processo, não há economia na manutenção, o carro vai estar novo sempre.”

Contato: juliana.estigarribia@estadao.com
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